Dirigir descalço dá multa? Lei de trânsito é campeã em dúvida pelos motoristas
Condutores ficam na dúvida se podem ou não dirigir com os pés descalços nos pedais. Será que dá multa?
A dúvida de muitos motoristas ao assumir o controle no volante é se podem ou não dirigir descalços. Conduzir o veículo de chinelo e salto alto é estritamente proibido, mas e se o motorista não estiver com nada nos pés, isso também se configura em infração de trânsito?
O tipo de sapato que se usa pode influenciar na segurança da direção. Por esse motivo, existem regras que impõem limites no quesito calçado na hora de dirigir. Contudo, a real incerteza para muitos motoristas é sobre se pode ou não dirigir com os pés descalços.
Coloque um fim nesta dúvida: dirigir descalço dá multa?
Motoristas que desejam garantir mais segurança ao se colocarem no trânsito devem se atentar ao tipo de calçado que colocam nos pés. Isso porque existem certos modelos que podem comprometer a segurança dos pedais.
Sapatos de salto alto, tamancos, rasteirinhas e chinelos, por exemplo, são proibidos, pois podem escorregar dos pés, agarrar no freio ou no acelerador, resultando em acidentes. Portanto, são estritamente proibidos.
Sobre dirigir descalço, não há aplicação de multa; portanto, motoristas que optarem por esta forma de condução não estarão cometendo nenhuma infração. Em certos casos, é até recomendado, pois controlar os pedais com os pés descalços pode ser mais seguro em comparação a outros calçados, como os citados acima.
Resumindo: dirigir descalço não dá multa e também não resulta em pontos na carteira. Por outro lado, dirigir com qualquer tipo de calçado sem suporte para fixá-los atrás do calcanhar, sob o risco de eles escaparem ou deslizarem dos pés, é proibido.
Foto: Mr. Louis/Shutterstock
Qual o valor da multa por dirigir com sapatos indevidos?
Motoristas que forem pegos dirigindo com sandálias, tamancos, chinelos ou sapatos de salto alto, ou seja, descumprindo as regras de trânsito, estão sujeitos ao pagamento de multa no valor de R$ 130,16.
Além disso, por ser infração média, o condutor é penalizado com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Mas, apesar das implicações da multa, o risco à segurança de terceiros deve ser a preocupação primordial nesses casos.