Como sair de uma ‘furada’ quando a luz de pneu baixo acende no painel?
Saiba como lidar com o aviso luminoso e determinar a calibragem correta dos pneus para evitar problemas mais graves.
A maioria dos avisos que o condutor precisa receber sobre o funcionamento do seu veículo é enviada por meio do painel, onde as luzes que brilham devem ser interpretadas corretamente. Um dos sensores presentes é o TPMS (Tire Pressure Monitoring System), sigla que significa “sistema de monitoramento da pressão do pneu”.
O recurso monitora a pressão dos pneus e avisa ao motorista quando um ou mais deles estão baixos ou furados. Como o nome indica, essa função sinaliza possíveis problemas no estado do componente, mas o defeito também pode estar no próprio sistema.
A quantidade de libras ideal varia com o carro, podendo ser consultada no manual do proprietário ou na etiqueta afixada na porta do lado do motorista. É importante se atentar a ela por questões de segurança e também porque influencia no consumo de combustível.
A calibragem também muda com o tipo de uso dos pneus. Por exemplo, a pressão recomendada é diferente quando o veículo roda na estrada, onde o aquecimento dos pneus é maior.
O que fazer quando a luz de pneu baixo acende?
O TPMS está presente até mesmo nos modelos de entrada, como Fiat Mobi, Citroën C3 e Renault Kwid. Em carros como os da Caoa Chery, a tecnologia também informa a pressão de cada pneu, auxiliando na calibragem.
Quando o sinal amarelo com formato de pneu e ponto de exclamação acende no painel, normalmente houve um furo ou grande queda de pressão, e a solução mais segura é parar o veículo para conferir o que aconteceu. Alguns automóveis mais modernos podem adicionar mais informações por escrito no painel de instrumentos, auxiliando na identificação da falha.
Se o condutor perceber que não há nada de errado com os pneus, mesmo com o aviso luminoso aceso, o problema pode estar nos sensores do sistema. Neste caso, o ideal é procurar uma oficina mecânica para verificar o defeito.