Vantagem? Que nada! Preço da recarga rápida já se compara ao da gasolina no Brasil
Com valores acima de R$ 2 por kWh, o custo para carregar a bateria fica próximo ao gasto para rodar com gasolina.
A instalação de novos eletropostos rápidos de uso público ou semipúblico é uma necessidade urgente diante do aumento do número de veículos elétricos em circulação no Brasil. Contudo, além de a infraestrutura ser uma necessidade, também é essencial considerar os custos.
O equilíbrio entre o lucro da empresa e o custo-benefício para o cliente é importante, pois pode levar ao fechamento prematuro desses estabelecimentos. Na prática, o comprador ou usuário de carros elétricos precisa saber que as vantagens da eletromobilidade não são “apenas” ambientais, mas também financeiras.
No entanto, a falta de coordenação entre os elos dessa cadeia tem provocado um cenário pouco atrativo de preços altos nos postos de recarga rápida pública. Atualmente, os valores são quase equivalentes aos da gasolina.
Preço alto ameaça eletromobilidade
Segundo informações do portal Autoo, as estações da EZVolt instaladas em postos da Petrobras cobram R$ 2,50 pelo kWh dos usuários, mesmo valor praticado pela CPFL em Campinas. A tarifa da Tupi (antiga Tupinambá) nos postos Shell Recharge é um pouco mais baixa, mas nada muito expressivo: R$ 2,15 pelo kWh.
Para carregar a bateria de 44,9 kWh do BYD Dolphin, por exemplo, o motorista gastaria R$ 112,25 nos dois primeiros estabelecimentos citados acima. Considerando a autonomia de 291 km do modelo, medida pelo Inmetro, o custo por quilômetro rodado chega a R$ 0,38.
Agora compare o Chevrolet Onix 1.0, um carro equivalente a combustão. O Inmetro estima um consumo de 16,5 km/l na estrada e 13,3 km/l na cidade com gasolina no tanque, o que daria uma média de 14,9 km/l no uso misto. Levando em conta o tanque de 44 litros, a autonomia alcança 638 km. Com a gasolina custando R$ 5,64 o litro, o custo por km rodado seria de R$ 0,39.
É óbvio que outras variáveis entram na conta, principalmente porque comparar um carro elétrico a outro a combustão não é tão simples. Ainda assim, os cálculos dão uma ideia geral dos preços salgados cobrados pelos postos de recarga rápida.