Na mira da bandidagem: conheça os SUVs mais roubados ou furtados em 2024
Apesar da leve queda no volume de furtos e roubos de SUVs em São Paulo, o número de ocorrências ainda é alto.
Uma pesquisa da empresa de rastreamento veicular Ituran revelou que o número de casos de furtos e roubos de SUVs registrados na capital e na Região Metropolitana de São Paulo teve redução de 2% no primeiro trimestre de 2024 frente ao mesmo período de 2023. Apesar da boa notícia, o volume de ocorrências ainda é alto.
O levantamento é baseado em dados oficiais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do governo paulista, disponibilizados ao público no portal do órgão.
Nos três primeiros meses do ano, foram registradas 2.305 ocorrências de roubos e furtos desse tipo de veículo, em comparação com 2.352 casos de janeiro a março do ano passado. Desse total, 68,68% foram furtos e 31,32% corresponderam a roubos, situação na qual é empregada violência ou ameaça.
Por outro lado, isolando apenas a capital de SP, os dados apontam para uma alta de 10,8% nos crimes, com 1.394 ocorrências no primeiro trimestre. A cidade paulista é a campeã de casos do estado, seguida por Santo André (116), São Bernardo do Campo (85), Campinas (52) e Guarulhos (44).
SUVs mais visados pelos bandidos
No período analisado, o Jeep Renegade foi o SUV mais roubado e furtado em São Paulo, com 336 ocorrências na capital e na Região Metropolitana. O total representa um acréscimo de 60% em relação aos primeiros três meses do ano anterior, quando foram registrados 210 casos.
O Ford EcoSport aparece em segunda posição no ranking de utilitários esportivos mais visados pelos criminosos, com 220 ocorrências (-9,5%). Em terceiro lugar, vem o Nissan Kicks, com 173 registros de roubo ou furto de janeiro a março (+34,1%).
Entre os integrantes da lista, o Hyundai Creta apresentou a maior queda na quantidade de ocorrências em um ano. Foram 41,9% menos casos no trimestre inicial deste ano, somando 93 registros. O modelo é o oitavo colocado do ranking.