Vem concorrência aí! Nova marca chinesa vem ao Brasil para fabricar carros
Nova startup do grupo Hozon é mais uma fabricante de veículos do país asiático a confirmar sua vinda ao Brasil.
As montadoras chinesas não param de confirmar sua vinda ao Brasil, e a lista de estreantes começou a ficar maior. Além da Omoda Jaecoo e da Seres, que já anunciaram a chegada no país, uma nova fabricante de veículos acaba de confirmar presença aqui.
Embora tenha fabricado seu primeiro carro somente em 2018, a Neta, startup do grupo Hozon, faz jus à fama das chinesas e oferece muita tecnologia. A empresa foi criada em 2014 justamente como fornecedora de tecnologias e equipamentos para outras marcas da China, mas há seis anos fabrica seus próprios veículos.
Na última terça-feira (28), o diretor de marketing e produto da montadora, Henrique Sampaio, afirmou durante um evento na capital paulista que as operações da companhia no Brasil terão início no segundo semestre. A princípio, serão três modelos eletrificados importados da China, com lançamento simultâneo por aqui.
Porém, entre 2025 e 2026, a marca planeja começar a produzir em um local ainda não definido. Também não há confirmação de quais serão os primeiros lançamentos ou sobre a quantidade de concessionárias que participarão das operações locais. No entanto, a Neta garante que terá presença nacional e negocia com grupos bem estabelecidos no mercado brasileiro.
Planos para a estreia
Segundo Wilson Sun, vice-presidente executivo da marca, o plano é construir uma fábrica no Brasil e manter os três complexos fabris na China, além da recém-inaugurada planta na Tailândia. Outra fábrica será inaugurada nos próximos meses na Indonésia, além de mais uma no México.
A Neta já vendeu cerca de 400 mil veículos nos 29 países em que opera e, conforme o executivo, a meta é atingir a marca de 1 milhão de unidades vendidas até 2026. A startup emprega cerca de 9 mil pessoas e possui mais de três mil patentes de tecnologias registradas.
São sete modelos de veículos ao todo, a maioria 100% elétrico, mas também existem híbridos. Apesar de a empresa não ter confirmado quais serão os primeiros carros a estrear no Brasil, um deles provavelmente será o Neta Aya, um SUV compacto com autonomia de 400 km no ciclo chinês e com potencial para concorrer com o BYD Dolphin.