T-Cross garante liderança mesmo com chegada da versão reestilizada
Modelo da Volkswagen foi o mais vendido da categoria SUV em maio, com mais de 6 mil unidades emplacadas.
O Volkswagen T-Cross encerrou o mês de maio como o SUV mais vendido do Brasil, conforme parcial da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). O modelo foi o único do segmento a superar os 6 mil emplacamentos no mês.
Porém, o campeão de vendas não é o novo T-Cross 2025, que acaba de ser reestilizado. O líder em maio é o modelo antigo, que está no mercado nacional desde abril de 2019 e foi o SUV mais emplacado de 2023, com 72 mil unidades negociadas.
Os resultados derrubam o paradigma da indústria automotiva de que carros prestes a ser renovados registram queda nas vendas, uma vez que a marca precisa readequar a linha de produção. Com o T-Cross 2024 no topo, a teoria precisava ser revista.
Na tentativa de se desfazer do estoque do modelo antigo, a Volkswagen anunciou uma grande campanha promocional com bônus de até R$ 18 mil no carro usado. A estratégia de marketing surtiu efeito e alavancou as vendas no período de transição.
Os dados da Fenabrave, que não incluem os dois últimos dias de vendas, apontam que o VW T-Cross emplacou 6.194 exemplares em maio. O Nissan Kicks ficou em segundo lugar, com 5.697 vendas, seguido do Hyundai Creta (5.448) e do Chevrolet Tracker (4.418). O quinto lugar também é da Volkswagen com o Nivus, que somou 4.342 unidades vendidas.
Novidades do T-Cross 2025
A VW resolveu deixar o SUV mais parecido com o modelo vendido no mercado europeu e concentrou o facelift no estilo, no acabamento interno e nos itens de série. A dianteira está muito semelhante à da Europa, principalmente devido ao LED interligando as duas extremidades (por aqui, é apenas uma peça cromada). O para-choque ficou diferente e há faróis de LED de série em todas as versões.
Já a central multimídia VW Play continua com tela de 10,1 polegadas em todas as versões, mas agora é semi flutuante e tem conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio. As duas versões mais caras oferecem carregador por indução e ar-condicionado digital.
Não houve mudanças na motorização da nova família VW T-Cross. Ele continua equipado com motor 1.0 TSI nas duas primeiras versões, que rende até 128 cv e 20,4 kgfm, e propulsor 1.4 TSI com 25,5 kgfm e 150 cv na configuração mais cara. Todas contam com câmbio automático de seis marchas.