Truque para escapar de multas mostrado em vídeo viralizado realmente funciona?
Com milhares de visualizações nas redes sociais, o vídeo mostra passo a passo para burlar a fiscalização dos radares de velocidade.
O que não falta no Brasil são motoristas que adoram usar truques e artimanhas para burlar as leis de trânsito. Alguns chegam ao extremo de gravar instruções e publicá-las nas redes sociais para que outros condutores também aprendam a enganar as autoridades na tentativa de se darem bem.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a mais nova estratégia dos viciados em desrespeitar as regras. Nas imagens, que reúnem milhares de visualizações, o condutor ensina o passo a passo para evitar a medição de velocidade feita pelos radares eletrônicos.
O autor do vídeo aparece pilotando uma motocicleta e explica, por meio de legendas na tela, que esse tipo de equipamento de medição opera a partir de quadrantes distribuídos na pista. Para dar um exemplo, ele aponta os “quadrados” no chão logo à sua frente.
Ele afirma que o aparelho faz a medição da velocidade dos veículos exatamente naquele local. “É exatamente aí que o radar tira foto do seu carro ou moto!”, escreve no vídeo. Confira as imagens:
Será que funciona?
Os quadrados apontados pelo motorista nas imagens são chamados de laços detectores, também conhecidos como sensores. Esse tipo de radar usa o tempo de passagem do veículo entre dois sensores instalados no asfalto para medir a velocidade. Como a distância entre eles é conhecida, basta calcular o tempo gasto.
A legenda do vídeo viralizado dá a entender que bastaria o condutor evitar passar pela área do quadrado em velocidade acima do limite para não ser multado. Mas será que isso funciona?
Segundo o portal Garagem360, esses sensores são desenvolvidos para captar a movimentação da via em todos os ângulos. Por isso, não adianta tentar escapar dos quadrados para evitar a multa, já que é bem difícil evitar todos eles.
Mesmo com a explicação, os comentários na publicação do piloto mostram que muita gente segue a dica no dia a dia para tentar enganar a fiscalização dos radares.
Além de multa de R$ 130,16 a R$ 880,41, ultrapassar o limite de velocidade permitido na via coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo e das pessoas ao seu redor. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que essa prática é uma das principais causas de acidentes do mundo, responsável por milhares de mortes no trânsito todos os anos.