Mais segurança: caneta 'protetora' ajuda impedir que o carro fique sem freios
Dispositivo ajuda a medir a proporção de água no fluido de freio para prevenir eventuais problemas no sistema do carro.
A manutenção preventiva de um automóvel é muito importante, mas os motoristas muitas vezes esquecem do sistema de freios dos automóveis. A correta conservação desses componentes deixa o carro mais seguro e ajuda a evitar acidentes relacionados a falhas de frenagem.
O consultor Marcelo Silva explica que existe uma caneta “protetora” que ajuda a medir a proporção de água no fluido de freio e a prevenir eventuais problemas. “O fluido de freio é higroscópico, portanto, ele absorve água com o tempo”, explica.
“Normalmente, se pede a troca do fluido de freio a cada dois anos. A gente mede a proporção de água com esta caneta aqui, inserindo-a no fluido, e ela vai apontar para a gente”, acrescenta.
O especialista alerta que o motorista deve evitar a prática de completar o fluido de freio e fazer a troca com um produto de dote recomendado. O dote é a especificação recomendada pelo fabricante para cada carro, e uma de suas propriedades é a resistência que o fluido tem ao aquecimento.
O ideal é: se o nível do fluido de freio está baixando, você deve passar na oficina para verificar se existe algum vazamento. “Quando você coloca o fluido de freio apenas no reservatório, está misturando fluido velho com fluido novo”, detalha.
Problema a longo prazo
As consequências de deixar o líquido baixar não costumam ser sentidas a curto prazo, mas somente com o passar do tempo. O próximo dono do carro, por exemplo, poderá perceber o problema por meio de um indicador no painel.
Com o passar do tempo, se você não respeitar esse prazo, pode vir a acender uma luz no painel do carro, que é um indicativo de que o sistema de frenagem, o ABS, pode não estar funcionando, afirma o consultor.
O ideal, completa Marcelo Silva, é se atentar ao óleo certo e sempre respeitar os prazos de manutenção indicados pela montadora.