BYD Yuan Pro ou Ford EcoSport? Semelhança entre os SUVs impressiona
Geração antiga do carro chinês tem forte inspiração no visual do compacto mais vendido da marca norte-americana.
Não dá para negar que as montadoras chinesas trabalharam duro nos últimos anos para acabar com a má fama internacional e produzir modelos de maior qualidade. A prova disso é a forte presença da BYD, que até o próximo ano deve começar a fabricar seus carros no Brasil.
Entretanto, no passado, essas marcas eram conhecidas por copiar o visual de carros de grandes montadoras sem nem tentar disfarçar. Quem fez parte dessa história foi o Yuan Pro, SUV compacto com estreia no Brasil prevista para 2025. O modelo tem semelhanças gigantescas com o Ford EcoSport, SUV mais vendido da marca e um velho conhecido dos brasileiros.
Apesar dessa inspiração, o Yuan Pro ganhou uma nova geração que não se assemelha muito ao modelo norte-americano, aquele que foi lançado por aqui.
Na dianteira da primeira geração do carro, os faróis estreitos e interligados por um filete cromado não lembram tanto assim o Ford. Já na traseira, a chinesa praticamente “copiou e colou” o design do EcoSport, sem deixar de lado nem o estepe na tampa do porta-malas.
Embora a semelhança seja notável, a Ford nunca processou a BYD. Outros casos de cópia descarada foram parar na justiça, como o Landwind X7, que copiava o Range Rover Evoque, ou o Lifan 320, com visual de Mini Cooper.
BYD Yuan Pro
A nova geração do carro incorpora a linguagem visual da BYD e abandona inspirações anteriores, adotando lanternas traseiras interligadas e perdendo o estepe pendurado. O modelo tem 4,30 m de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de distância entre eixos, menor que a do irmão Yuan Plus.
Na lista de equipamentos, os destaques são a central multimídia giratória de 12,8 polegadas, o painel de instrumentos de 8,8 polegadas e o carregador sem fio para smartphones (com ventilação).
Sob o capô, o Yuan Pro é equipado com um motor elétrico de até 177 cv de potência e uma bateria de 45 kWh, que garante autonomia de 401 km pelo ciclo chinês (CLTC). O SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos.