Tudo que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico
Comprador que está prestes a fechar negócio deve considerar alguns pontos para não ter surpresas indesejadas.
O Brasil tem se tornado um mercado interessante para as montadoras chinesas de carros elétricos, como BYD e GWM, que já chegaram por aqui com bons volumes de vendas. Com modelos cada vez mais acessíveis, os eletrificados começam a ser uma opção para muita gente.
Em 2023, o segmento registrou mais de 19 mil unidades vendidas, mais de duas vezes o volume registrado no ano anterior, quando foram emplacados 8.460 carros 100% elétricos.
Antes de fechar o negócio e colocar um automóvel novo a bateria na garagem, o comprador precisa conhecer as características e especificidades desse modelo, como as vantagens e desvantagens em relação a um veículo a combustão. Sem isso, são grandes as chances de uma dor de cabeça no futuro.
O que saber antes de comprar um carro elétrico
Os produtos eletrificados são menos barulhentos, mais ecologicamente sustentáveis e também oferecem mais segurança e tecnologia. Uma grande vantagem desses tipos de carro é o custo por quilômetro rodado, que chega a ser 40% mais baixo que o de um veículo a combustão.
Por outro lado, recarregar a bateria ainda é um problema. O número de eletropostos gratuitos está crescendo nas grandes cidades, mas ainda está longe de ser suficiente para atender à demanda da frota. As wallboxes com capacidades de 7 ou 11 kW realizam uma recarga em cerca de 6 horas, portanto, é preciso planejar-se bem.
Falando em autonomia, a maioria dos modelos roda entre 150 e 500 km com uma carga completa. Porém, esse alcance vale para o ciclo urbano, já que, nos percursos rodoviários, ele fica menor e pode acabar deixando o motorista parado no meio da estrada.
Na hora de comprar um carro elétrico, o motorista deve considerar todos os pontos mencionados, além de avaliar questões como:
- Necessidades de espaço interno e porta-malas;
- Ponto de abastecimento mais próximo de sua casa ou escritório;
- Infraestrutura elétrica da residência e capacidade da fiação ou instalação para suportar um wallbox ou um carregador portátil;
- Compatibilidade do wallbox ou carregador portátil com os locais onde serão instalados;
-
Custo do seguro, que pode ser maior;
- Paciência para aprender e usufruir do novo carro.