VW deve aposentar Fox e Voyage até o final de 2021

Volkswagen deve tirar o Fox e Voyage muito em breve da linha de produção.

O Volkswagen Fox é um modelo bastante desatualizado. Construído com base na plataforma Pq24, em uso desde a década de 1990 e também na primeira geração do Skoda Fabia, o veículo está perto da aposentadoria.

Dentro de alguns meses, a Volkswagen Brasil também deve tirar de linha o Voyage. Nesse ínterim, a montadora alemã viu-se obrigada a oferecer o carro sem integração tecnológica. Essa escolha tende a preservar as reservas de semicondutores e não desperdiçá-las com um modelo prestes a sair da linha de produção.

É igualmente provável que por trás de tal decisão esteja o desejo de não prejudicar mercados muito mais importantes em volumes como o europeu, americano e asiático. Obviamente, o preço de tabela foi reduzido e no Brasil o Volkswagen Fox está disponível a partir de 61.690 reais.

Crise dos Semicondutores

A crise dos semicondutores é um assunto complexo para a indústria automotiva. Analistas acreditam que um cenário de recuperação é possível até 2022. O menos otimista, para 2023. Muitos fabricantes têm empreendido estratégias para salvaguardar ou aumentar a produção, investindo em engenharia de automação e desenvolvendo novos processos tecnológicos.

Para os fabricantes de automóveis, o problema está se revelando colossal, não apenas por causa das críticas óbvias na linha de montagem, mas também por causa da transição energética em andamento. Os carros elétricos e eletrificados requerem uma quantidade extremamente maior de chips do que os motores tradicionais e de combustão.

Os carros também estão se tornando cada vez mais conectados e sofisticados. Os grandes fabricantes europeus e americanos estão enfrentando desafios nunca antes enfrentados que requerem planeamento, coragem e investimentos.

 

você pode gostar também