Carro consome mais gasolina com o ar-condicionado no máximo? Descubra agora!
Dúvidas a respeito do consumo do ar-condicionado são mais recorrentes entre os motoristas de cidades mais quentes.
O ar-condicionado do carro era, até pouco tempo atrás, um aparelho reservado aos modelos mais luxuosos ou versões topo de linha. Isso mudou há algumas décadas, e hoje o aparelho está disponível para aliviar muitos motoristas dos momentos de calor extremo.
Porém, mesmo com a popularização do equipamento, ainda existem dúvidas sobre sua influência no consumo de combustível. Será que o ar-condicionado ligado no máximo gasta a mesma quantidade de gasolina que na intensidade mínima ou intermediária?
Ar-condicionado no máximo gasta mais?
De fato, o equipamento eleva o consumo de combustível quando é ativado, uma vez que o compressor do sistema exige mais força do motor para funcionar. Segundo especialistas, colocar o aparelho na potência máxima faz o compressor trabalhar mais intensamente, mas a diferença no consumo é relativamente pequena.
A estimativa é que, na maioria dos casos, o acréscimo fique em torno de 5% em relação ao uso em uma temperatura mais alta. Ou seja, o aumento é menos significativo do que muitos condutores imaginam.
Para o motorista que deseja manter a cabine confortável, mas não abre mão da economia, a recomendação é deixar a temperatura entre 22ºC e 23ºC. Essa média é suficiente para manter o ambiente agradável sem exigir demais do motor, o que controla o gasto de gasolina.
Também é importante mencionar que carros mais modernos utilizam aparelhos de ar-condicionado mais eficientes, com compressores de deslocamento variável que adaptam o volume de gás comprimido à necessidade do sistema. Esse processo otimiza a estabilidade da temperatura e reduz o consumo de combustível.
Porém, se seu equipamento ainda for mais antigo, a dica para economizar é manter a temperatura moderada e fazer a manutenção nos prazos indicados pela fabricante. Outra forma de poupar é usar a climatização de forma consciente, apenas nos dias mais quentes e em rotas mais longas.