Melhor o manual! Carros automáticos que pararam no tempo e você deve evitar
Ainda que a tecnologia seja objeto de desejo de muitos, é melhor ter câmbio manual do que dor de cabeça e despesa.
A vontade de ter um carro com câmbio automático tomou conta de muitos brasileiros, fazendo a indústria aumentar a oferta de modelos com esse tipo de transmissão. Nos últimos anos, a caixa passou por uma série de melhorias até chegar ao patamar de qualidade atual.
Mesmo com os avanços, ainda existem muitos automóveis usados sem pedal de embreagem, com tecnologias que afetam o desempenho e aumentam o consumo. A maioria desses câmbios tem apenas quatro marchas, o que deixa a rotação mais distante do pico de potência máxima nas acelerações.
Portanto, se você quer comprar um carro automático no mercado de usados, é bom evitar os modelos com transmissões de quatro velocidades.
Carros automáticos para passar bem longe
Abaixo, elaboramos uma lista com veículos de marcas famosas que possuem caixas automáticas antiquadas e problemáticas. Veja os modelos para evitar:
Volkswagen
Foi uma das primeiras marcas a começar a eliminar o câmbio de quatro marchas no Brasil, ainda em 2002, com Golf, Bora e Beetle. Todos os carros receberam outros tipos de transmissão até 2007.
Fiat
O Marea usava a ultrapassada caixa automatizada Dualogic, enquanto o Freemont com motor 2.4 só recebeu mais marchas em 2014.
Chevrolet
O sistema ultrapassado está presente em todos os Astra, Vectra e Zafira fabricados até 2012. O sedã de luxo Omega adotou cinco marchas na linha 2005.
Toyota
O Corolla utilizou câmbio automático de quatro marchas até 2014, enquanto o RAV4 manteve essa especificação até 2012, quando saiu de linha. O mesmo aconteceu com o Etios, que foi aposentado em 2021. As picapes Hilux e SW4 com motor a diesel foram comercializadas com transmissão de quatro velocidades até 2011, e aquelas com motor flex, até 2016.
Hyundai
O Tucson teve quatro marchas até 2019, enquanto o HB20 e o HB20S mantiveram essa opção até 2015.
Honda
A Honda abandonou as caixas de quatro marchas em 2003 com o Accord e, em 2007, com o Civic e o CR-V.
Citroën e Peugeot
Ambas incorporaram câmbios de seis velocidades a partir de 2018, de uma vez só, na linha inteira.
Ford
A caixa automática de quatro velocidades foi mantida no EcoSport, no Focus e no Mondeo até 2013, dando lugar ao polêmico Powershift até 2018.
Jeep
O Cherokee foi equipado com o sistema até 2012, mas a partir de 2014, ganhou uma caixa de nove velocidades. No Wrangler, ele durou até 2011, e no Grand Cherokee, até a linha 2004.
Renault
Esse tipo de caixa viveu até 2021 nos modelos Captur e Duster com motor 2.0 e até 2022 no Duster Oroch. Sandero e Logan ganharam outras transmissões em 2014 e 2013, respectivamente.
Mitsubishi
Pajero TR4, Airtrek, Galant e Grandis só aposentaram o sistema a partir de 2015. Ele durou ainda mais nas versões com motor 3.5 flex da picape L200 e do SUV Pajero Dakar, até 2018.
Nissan
Os últimos modelos da Nissan com esse tipo de caixa foram o Tiida e o Livina, fora de linha desde 2013 e 2014, respectivamente. A Frontier abandonou as quatro marchas em 2017, e o Sentra, em 2006.