VW Polo perde a liderança e Jeep Compass se dá mal no ranking de vendas
Lista dos modelos mais vendidos em maio tem perda de posição para o Volkswagen Polo e derrota do Jeep Compass na categoria.
O mês de maio não foi muito positivo para alguns modelos consagrados, que perderam participação no mercado, caíram posições no ranking de emplacamentos ou viram seu volume de vendas encolher. As explicações para o resultado negativo em relação a abril são diversas e passam até pela produção.
No âmbito geral, houve queda de 12% nas vendas de automóveis e comerciais leves no último mês, ou seja, pelo menos a crise não atingiu um veículo específico. Para falar sobre quem se deu mal, vamos considerar apenas quedas de emplacamentos superiores a esse percentual.
A lista dos modelos mais “derrotados” em maio tem Volkswagen Polo, Jeep Compass, BYD Dolphin Mini e Caoa Chery Tiggo 7. Entenda os motivos a seguir.
Resultados ruins em maio
Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o Polo foi campeão de vendas do mercado de automóveis e comerciais leves em abril, mas perdeu a posição no mês passado. Foram 8.484 unidades vendidas em maio, uma redução de 31,76% em relação aos 30 dias anteriores.
No seu lugar ficou a Fiat Strada, que, além da liderança do mês, também lidera no acumulado de 2024. A picape italiana emplacou 49.050 nos cinco primeiros meses do ano, contra 48.121 exemplares do Polo.
A história do Jeep Compass é um pouco parecida. O modelo é o SUV mais vendido do país desde 2016, mas perdeu o topo para o Toyota Corolla Cross em maio. A diferença foi de mais de mil unidades, já que o Compass totalizou 3.282 emplacamentos, enquanto o rival somou 4.565.
O SUV da Jeep caiu da 18ª para a 20ª posição no ranking geral e viu suas vendas recuarem 16,14%, um índice maior do que a média do mercado. Ainda assim, ele está abaixo de alguns nomes da lista.
Outras quedas expressivas
Lançado no início do ano, o BYD Dolphin Mini rapidamente se tornou o carro elétrico mais vendido do país. No entanto, maio chegou com uma forte queda de 33% no volume de emplacamentos em relação a abril, para 2.104 exemplares vendidos. Esse número deixa o modelo na 31ª posição do ranking.
Ao que tudo indica, o pequeno chinês terá um grande desafio, pois não conta mais com o impulso da campanha de lançamento. Ainda assim, segue na primeira posição entre os elétricos.
Falando em queda, o Tiggo 7 somou 1.694 exemplares e amargou um encolhimento de 44% nas vendas. O problema aqui é o sucesso feito pela versão Sport, que aumentou a procura pelo SUV e gerou uma fila de compradores que pode chegar a seis meses.
A espera tem sido vantajosa para a Caoa Chery, que se beneficiou do interesse dos clientes com o aumento nas compras do Tiggo 5X. Em maio, o modelo somou 2.446 unidades vendidas e foi o carro mais emplacado da marca.