Peugeot 3008: marca registra desenho e pode produzir o SUV no Brasil
Construído sobre a mesma plataforma do novo Jeep Compass, Peugeot 3008 é candidato a ter fabricação nacional.
A Peugeot registrou o desenho da nova geração 3008 no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), órgão regulamentador de patentes industriais no Brasil. Isso indica que a montadora pode ter planos de lançar o SUV por aqui, apesar de o mero registro não ser uma garantia de estreia.
É comum que as montadoras registrem projetos para proteger os direitos sobre eles, mesmo que não tenham a intenção de vendê-los no país. Porém, neste caso, o 3008 já é comercializado no Brasil e sua próxima geração compartilhará a plataforma STLA Medium com a terceira geração do Jeep Compass, cuja produção será feita em Goiana (PE).
Além disso, o registro no Inpi não foi apenas do carro completo, mas também de peças separadas, o que sinaliza a possibilidade de produção nacional do carro. Essa especulação faz sentido sob dois pontos de vista: tornar o modelo mais atrativo para o mercado brasileiro e dividir os custos da plataforma.
O desenho mostra que o carro abandonou o estilo de SUV tradicional e ganhou inspiração mais cupê. O interior também recebeu um novo visual para impressionar ainda mais o público.
Versões eletrificadas
O Peugeot 3008 tem uma versão elétrica com motor dianteiro de 230 cv e bateria de 98 kWh, a E-3008, que entrega autonomia de até 700 km. Existe também uma segunda configuração com dois propulsores, alcance de 525 km e potência combinada de 310 cv.
Outra opção oferecida pela marca é um micro-híbrido com motor 1.2 de três cilindros que gera 136 cv e trabalha em conjunto com um elétrico de 29 cv. Esse segundo utiliza o mesmo sistema de 48V que equipará o Jeep Compass e o Commander, mas os dois terão motor 1.3 turbo flex de 185 cv. O câmbio é automático de seis marchas.
Caso o SUV seja mesmo fabricado no Brasil, poderá aproveitar a tecnologia Bio-Hybrid da próxima geração dos Jeep Compass e Commander, com sistema micro-híbrido de 48V ou híbrido plug-in.