Picape chinesa bate recorde de produção antes de estrear no Brasil
Caminhonete com lançamento previsto até julho no mercado nacional atinge a marca de 300 mil unidades produzidas.
A JAC Motors conseguiu alcançar a marca de 300 mil unidades produzidas de uma das suas picapes, cujo lançamento no Brasil já tem data marcada. Foram 13 anos até somar 200 mil exemplares fabricados, mas menos de dois anos para fabricar as 100 mil caminhonetes restantes.
O rápido avanço é resultado do crescimento expressivo nas vendas da montadora chinesa, sobretudo das exportações desde sua estreia em outros países. A JAC trabalha com picapes em mais de 130 mercados e o Brasil será o próximo a entrar na lista.
A linha da fabricante asiática conta com três modelos: a T6, a T8 Pro e a T9. Esta última, também chamada de Hunter, foi responsável por atingir o recorde de 300 mil unidades fabricadas e está prestes a desembarcar no Brasil. A data exata ainda não foi confirmada, mas deve ficar entre junho e julho.
Versão para o Brasil
Embora já tenha sido homologada e flagrada pelas ruas do país em diversas ocasiões durante testes, não há confirmação sobre qual será a versão escolhida pela JAC para ser vendida por aqui. A expectativa é pela configuração com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 41,8 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de oito marchas e tração 4×4.
Porém, a marca lançou uma versão elétrica da T9/Hunter recentemente, durante o Salão Internacional do Automóvel de Pequim 2024. Esta tem um conjunto de baterias de fosfato de ferro-lítio de 88,02 kWh e autonomia de 500 quilômetros pelo padrão CLTC. São dois motores elétricos com potências máximas de 70 kW e 160 kW, que geram torques de 17,9 kgfm e 34,9 kgfm, respectivamente.
Em 2023, a JAC Motors registrou a venda de 55 mil caminhonetes, sendo 42 mil unidades exportadas para países da América Latina, Ásia Central, Europa e Austrália. O bom desempenho no mercado internacional impulsionou um crescimento de 9,9% nas vendas em relação ao ano anterior.