Responda rápido: motorista que passa no sinal amarelo pode levar multa?
Tire suas dúvidas sobre a luz amarela do semáforo para não dirigir com mais segurança e evitar infrações de trânsito.
Desde criança, a maioria das pessoas aprende o significado das cores do semáforo. Esse é um dos conhecimentos mais básicos passados durante o curso de formação de condutores, uma vez que essa sinalização está presente na rotina de qualquer motorista no mundo todo.
O vermelho significa “pare”, o verde “siga” e o amarelo “atenção”. Os dois primeiros são mais fáceis de entender, mas o terceiro pode gerar um pouco mais de confusão.O sinal amarelo serve como um aviso para o motorista iniciar o processo de frenagem do veículo e se preparar para parar antes do fechamento do semáforo.
Segundo o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, ao avistar a luz amarela, o condutor deve parar, exceto quando não for seguro, como quando o veículo de trás está em alta velocidade.
Obedecer a essa recomendação não é importante apenas para a sua própria segurança, mas também para a dos condutores que trafegam atrás e precisam saber que o semáforo está prestes a fechar. Ao diminuir a velocidade, o cidadão ajuda a prevenir acidentes e preservar vidas.
Avançar no amarelo dá multa?
Apesar das recomendações, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) só prevê penalidades para quem avança o semáforo quando a luz já está vermelha. Essa é uma infração gravíssima, punível com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Mesmo sem gerar punição, reduzir a velocidade até parar o veículo ao ver o sinal amarelo aceso é mais seguro e ainda evita o risco de multa, afinal, a luz vermelha pode aparecer antes de o carro cruzar completamente o semáforo.
O Manual Semafórico estabelece que a duração do sinal amarelo deve variar entre três e cinco segundos, dependendo da velocidade da via. Esse é o tempo que o condutor tem para tomar sua decisão.Portanto, mais do que pensar apenas nos poucos minutos que se pode economizar acelerando no amarelo, é preciso considerar as chances de penalidades e até de um acidente com outro veículo que está saindo de uma pista transversal.