Novidade: nova geração do Jeep Compass estreia em 2027
A marca deve abandonar a base atual para utilizar a plataforma STLA, compartilhada com carros de Peugeot e Opel.
O futuro das marcas da Stellantis ganhou contornos mais claros durante a última reunião de acionistas, na qual o grupo automotivo revelou alguns de seus planos de atuação global. As estratégias incluem o Brasil, especialmente no que se refere à continuidade dos carros da Jeep.
No caso do Compass, a empresa anunciou que o SUV médio terá uma nova geração com lançamento previsto para 2027. Ele continuará com presença global e também deve passar por uma renovação, mas ao contrário do que afirmam os boatos, isso não ocorrerá já no próximo ano.
Novo Compass: informações até agora
O próximo Jeep Compass será um dos primeiros lançamentos da marca sob a gestão de Antonio Filosa, que provavelmente quer fazer bonito. A missão é manter a boa performance comercial do modelo atual; portanto, a montadora deve apostar em eficiência energética e tecnologia, além de melhorar a segurança.
O carro deixará de ser construído sobre a base Small Wide 4×4 para utilizar a plataforma STLA Medium, desenvolvida pela Stellantis para equipar as novas gerações de seus próximos automóveis, como Peugeot 3008 e Opel Grandland. Além disso, ela será usada em veículos médios e suporta powertrains tradicionais, híbridos e elétricos.
Com a nova arquitetura, o Compass ganhará tamanho e poderá assumir de vez o título de SUV médio. A STLA Medium comporta veículos dos segmentos C e D, podendo variar entre 4,3 e 4,9 metros de comprimento; e de 2,7 a 2,9 metros entre-eixos. O modelo atual mede 4,40 metros e tem 2,63 metros de entre-eixos.
A base também está pronta para eletrificados, permitindo a arquitetura elétrica de 400 volts e motores elétricos entre 220 cv e 390 cv de potência. Ela acomoda baterias de até 98 kWh, entrega autonomia de 500 km a 700 km e tem capacidade de carregamento de 20% a 80% em 27 minutos.
Outros detalhes ainda são aguardados, mas o lançamento do Jeep Compass deve começar pela Europa e América do Norte. Por aqui, o início da produção na fábrica de Goiana (PE) ainda não tem data marcada.