Por que a venda de carros elétricos aumentou no Brasil? Pesquisa revela
Crescimento no interesse dos brasileiros por veículos elétricos foi investigado em pesquisa que aponta os principais motivos.
Os brasileiros estão cada dia mais interessados na compra de veículos elétricos, e prova disso é que a venda desses modelos cresceu 145% no primeiro trimestre de 2024. Para descobrir os motivos por trás desse interesse, o mestre em Psicologia e especialista em comportamento do consumidor, Roberto James, realizou um estudo.
Os resultados da pesquisa mostram que 70% dos entrevistados têm interesse em adquirir um carro elétrico. Desses, 30% apontaram as preocupações ambientais como o principal motivador da escolha. O levantamento contou com a participação de 203 pessoas com idades entre 18 e 65 anos, de diversas localidades do país.
Segundo ele, o estudo aponta que a sustentabilidade é uma preocupação comum entre os consumidores das mais diversas faixas econômicas. “Um dado relevante é que não houve diferença significativa em relação à renda dos entrevistados”, disse James.
Também foram apontados como principais motivadores para o interesse em carros elétricos motivos como economia de combustível e a conveniência de carregar o automóvel em casa. Mais de 40% dos entrevistados citam como grande vantagem o preço da eletricidade em relação ao da gasolina e o fim das visitas ao posto de combustível.
Barreiras para a transição
Embora muita gente pareça entusiasmada com a possibilidade de comprar um veículo elétrico, muitos ainda temem a troca do modelo a combustão. “Existe uma grande expectativa de que o carro elétrico seja o solucionador de diversos problemas, e no Brasil não é diferente”, acrescentou o especialista.
Ao serem perguntados sobre quanto pagariam a mais por um elétrico, cerca de 30% dos participantes disseram que não pagariam nem um real a mais. Outros 50% responderam que aceitariam pagar até 20% a mais.
Para o autor da pesquisa, a transição completa dos veículos a combustão para os elétricos não ocorrerá tão rapidamente. “Enquanto houver reservas de petróleo suficientes para atender à demanda por combustíveis, os veículos a combustão terão seu mercado. Aquele que facilitar a jornada do consumidor terá grandes chances de conquistar o mercado”, finalizou.