Os 5 carros híbridos autorrecarregáveis mais baratos do Brasil em 2024
Automóveis híbridos com motores a combustão e elétrico que não precisam recarregar a bateria na tomada são a escolha de muitos.
Os automóveis eletrificados estão ganhando mais espaço no Brasil, com destaque para os híbridos dos mais diversos tipos. Muitas montadoras tradicionais estão preparando novos lançamentos nesse segmento, como a Toyota com o SUV de entrada Yaris Cross, que terá produção nacional e sistema híbrido flex.
Outra marca que também tem uma carta na manga é a Honda, que lançará a nova geração do WR-V com conjunto híbrido flex em 2025, mesmo sistema que equipará o HR-V e o City. Já a Stellantis, dona das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, terá seu primeiro híbrido leve flex ainda em 2024.
Os levantamentos mais recentes sobre o mercado nacional indicam que as vendas de carros híbridos flex serão maioria em poucos anos, o que está de acordo com os últimos anúncios das fabricantes. Essa também é uma boa maneira de cumprir as metas de emissão impostas pelo Proconve.
Existem três categorias principais de veículos híbridos: leves (MHEV), plug-in (PHEV) e os convencionais (HEV). Os últimos são mais completos, equipados com motores elétricos que auxiliam o propulsor a combustão e não possuem fonte externa de recarga. Nosso foco de hoje é neles.
Os 5 híbridos convencionais mais acessíveis
Muitas marcas oferecem esse tipo de motorização, que é mais econômica porque desliga o motor a combustão em certos momentos. Abaixo, listamos os cinco híbridos autorrecarregáveis mais baratos do país na atualidade. Confira!
5. Toyota Corolla Cross XRV (R$ 202.690)
Equipado com motor 1.8 flex e dois elétricos, ele gera uma potência combinada de 122 cv. As médias de consumo com gasolina são de 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. Com etanol no tanque, os números caem para 12,5 km/l (cidade) e 10,1 km/l (estrada).
4. Kia Niro EX (R$ 199.990)
O quarto colocadO alia um motor 1.6 a gasolina e um elétrico com potência combinada de 141 cv, um conjunto bem comum nesta lista. O consumo médio apresenta marcas incríveis: são 19,8 km/l no ciclo urbano e 17,7 km/l no ciclo rodoviário.
3. Toyota Corolla Altis (R$ 190.120)
Iniciando o pódio, o primeiro híbrido flex do mundo é um sedã que abriga um motor 1.8 flex e dois elétricos que desenvolvem 122 cv. O consumo com gasolina no tanque gira em torno de 17,9 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada), mas com etanol os números vão a 11,8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada).
2. Hyundai Kona Hybrid (R$ 169.990)
O modelo gera até 141 cv de potência combinada com seu motor 1.6, que recebe o auxílio de um propulsor elétrico para gerar até 141 cv. Movido exclusivamente a gasolina, ele roda até 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
1. Hyundai Ioniq (R$ 149.990)
O híbrido convencional mais acessível do mercado vem com um motor 1.6 a gasolina e outro elétrico, desenvolvendo até 141 cv de potência combinada. O consumo de combustível atinge ótimas marcas: até 18,9 km/l no ciclo urbano e 18,8 km/l no ciclo rodoviário.