Carros elétricos: por que o segmento já é o queridinho no Brasil?
Pesquisa revela que 70% dos brasileiros estão interessados em adquirir um veículo elétrico.
Os carros elétricos se transformaram em tema de estudo pelo mestre em psicologia e especialista em comportamento do consumidor, Roberto James. O intuito foi entender o crescente interesse dos brasileiros por este novo segmento de automóveis.
Para entender a força dos carros elétricos no Brasil, uma pesquisa publicada pelo Portal Terra revela que cerca de 70% dos entrevistados, com idades entre 18 e 65 anos, declararam ter interesse em adquirir um veículo deste tipo.
O motivo para isso, segundo 30% dos entrevistados interessados, tem relação com a preocupação com o meio ambiente, sendo esta a principal motivação para a escolha de um carro elétrico em detrimento aos modelos movidos a combustão.
Outro ponto interessante do estudo é que não houve uma diferença significativa em relação à renda dos entrevistados. Isso revela que a preocupação socioambiental está se tornando uma realidade em diferentes faixas econômicas.
Sucesso dos carros elétricos tem nome: economia de combustível
Outro ponto importante que pode aumentar o interesse dos brasileiros por carros elétricos é a economia de combustível, somada à conveniência de carregar o veículo em casa, sem precisar se dirigir a um posto de gasolina.
Aproximadamente 42% dos entrevistados revelaram que a eletricidade é mais em conta do que a gasolina e o simples fato de não precisar ir ao posto de combustível é uma grande vantagem na atualidade.
Resumindo: os carros elétricos são mais baratos, pois não precisam de gasolina, o que evita idas ao posto de combustível e permite abastecer o veículo em casa. Bastam esses argumentos para aumentar ainda mais o interesse em ter um carro elétrico.
Foto: Shutterstock
Carros elétricos ainda são uma incógnita
Mas mesmo com o aumento do entusiasmo, existem certas dúvidas a respeito da transição dos veículos à combustão para os elétricos. A expectativa é que os novos modelos do segmento se tornem grandes solucionadores de problemas no país, envolvendo principalmente o preço dos combustíveis.
Quando questionados sobre o valor que estariam dispostos a pagar a mais por um carro elétrico, mais de 50% disseram que estariam dispostos a pagar até 20% a mais por um veículo elétrico, enquanto mais de 30% dos entrevistados disseram que não desembolsariam um real a mais por um modelo do segmento.
Robert James, ao concluir o estudo, observou que, enquanto houver reservas de petróleo suficientes para a demanda de combustíveis, os carros à combustão ainda manterão sua forte presença no mercado. Porém, o segmento que facilitar a jornada do consumidor sairá vencedor.