Híbrido BYD King: veículo "anti-Corolla" faz 1.200 km com 1 tanque
Modelo com duas versões promete aumentar a competitividade no segmento.
A chinesa BYD anunciou nesta semana os preços do seu mais novo produto para o Brasil. Estamos falando do sedã médio híbrido plug-in King. O veículo chega em duas versões: a GL (entrada), custando R$ 175.800, e a GS (mais cara), com valor previsto de R$ 187.800.
Quem fez a reserva do veículo até a última quarta-feira, 19, receberá um bônus de R$ 6.000. O modelo aparenta ser um sucesso, pois no primeiro dia da pré-venda, foram realizados mais de 5 mil cadastros de compradores.
Outra novidade é que o híbrido está disponível para aluguel, em uma parceria com a Aval. O valor é de R$ 4.992 por mês, porém, com um contrato de 36 meses e limite de quilometragem de até 1.500 km a cada 30 dias. Uma boa opção para quem deseja investir no modelo sem necessariamente comprá-lo.
A produção do novo modelo da BYD pode ser realizada nas antigas instalações da Ford em Camaçari (BA), onde operará em larga escala a partir do próximo ano.
BYD King (Foto: Divulgação/BYDE)
Ficha técnica do BYD King
Para começo de conversa, o novo BYD nasceu para bater de frente com seu rival direto, o Toyota Corolla Hybrid Sedan, que possui configurações e preços sugeridos similares, entre R$ 190.130 e R$ 200.190.
Em relação à mecânica do carro da marca chinesa, existe uma semelhança com o SUV Song Plus ao combinar, nas duas versões, motor 1.5 aspirado a gasolina com um propulsor elétrico.
O King de entrada (BYD King GL) rende 209 cv de potência combinada, enquanto a variante mais cara (BYD King GS) chega a 235 cv. A fabricante não revelou informações sobre o torque combinado. Quanto à aceleração, ela vai de zero a 100 km/h em 7,9 segundos na versão de entrada e em 7,3 segundos na versão mais cara.
BYD King (Foto: Divulgação/BYD)
Autonomia combinada
A respeito da parte elétrica, o BYD King, na variante mais em conta, traz bateria de 8,3 kWh, com capacidade de rodar até 55 km sem gastar gasolina. Em comparação à variante mais cara, de 18,3 kWh, a autonomia alcançada é de 120 km no modo exclusivamente elétrico.
Por outro lado, com um tanque cheio, combinado ao motor elétrico, o alcance aumenta. Segundo a montadora, ele chega a 1.200 km. Para encher o tanque, são necessários 48 litros de combustível.
Por fim, em relação às dimensões, o modelo mede 4,78 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,72 m de distância entre eixos e 1,49 m de altura. No geral, é um pouco maior que o Corolla. No entanto, na capacidade do porta-malas, o Toyota ganha do King: enquanto o primeiro possui capacidade de 470 litros, o segundo tem 450 litros.