Mesmo motor, potências diferentes: o que explica variação em modelos da mesma marca?
Montadoras equipam diferentes carros com o mesmo propulsor, mas as potências geradas podem variar. Entenda.
As montadoras trabalham sempre no desenvolvimento de motores mais eficientes e modernos para seus carros, sobretudo desde a criação de leis mais severas para emissão de poluentes. É bem comum que vários modelos de uma marca utilizem o mesmo propulsor, já que seria difícil e custoso criar um conjunto para cada.
Mesmo equipados com o mesmo motor, muitos carros da mesma fabricante entregam potências diferentes, como 98 cavalos e 102 cv, por exemplo. A explicação para isso é um detalhe técnico e também uma estratégia de marketing.
Quando a potência é muito diferente em dois veículos, o motivo possivelmente são as regulagens eletrônicas divergentes na ECU (unidade de controle eletrônico do motor).
A Mercedes-Benz faz isso com os modelos 250, C250, E250, equipados com um motor 2.0 Turbo de quatro cilindros que desenvolve até 211 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque.
Em carros como o 300, o mesmo propulsor chega aos 245 cavalos e 37,7 kgfm de torque com um simples ajuste eletrônico.
Estratégia de marketing
Além de ser um detalhe técnico, essa diferenciação também é utilizada com uma estratégia de marketing pelas montadoras. A marca oferece a versão mais potente do motor somente nos carros mais caros, mesmo que seja possível usar o mesmo conjunto nos produtos mais acessíveis sem investir nem um centavo a mais nisso.
As modificações das fabricantes são feitas em peças como filtros, escapamentos e comandos de válvulas, que influenciam diretamente em potência e torque. Veículos esportivos, por exemplo, precisam entregar mais potência, enquanto os utilitários são pensados para força ou torque.
Cabe destacar que existem outros ajustes mais complexos nesses motores com o intuito de melhorar ainda mais o desempenho e, neste caso, pode haver custos envolvidos.
Portanto, é possível haver um carro com 140 cv que chega facilmente aos 200 cv com turbo instalado, mas a versão mais potente será mais cara mais porque seu custo de produção é maior.