Fim da empolgação? Donos de elétricos querem voltar para carros a combustão
Quase 40% dos compradores de veículos elétricos consideram retornar para motores a combustão nos Estados Unidos.
O volume de proprietários de carros elétricos está crescendo no mundo, mas à medida que esse número sobe, também aumenta o número de compradores arrependidos. Segundo projeção da Agência Internacional de Energia (IEA), um em cada cinco veículos vendidos no planeta em 2024 serão movidos por baterias.
Outra pesquisa aponta que a transição da frota de veículos está regredindo nos países onde ela começou primeiro. Conforme estudo da empresa de análise de dados e inteligência J.D. Power, feita em parceria com o aplicativo PlugShare, os consumidores dos Estados Unidos estão repensando a compra de carros elétricos.
O levantamento aponta que 4 em cada 10 donos de elétricos consideram retornar aos modelos a combustão. Dos mais de 30 mil proprietários de veículos a bateria entrevistados de 15 países, cerca de 29% dos do mundo pensam em voltar a ter um carro a gasolina. Nos EUA, a proporção sobe para 46%.
A insatisfação é ainda maior entre os novos proprietários. Aproximadamente 48% deles avaliam comprar um híbrido no futuro e 39% afirmam querer optar pelo híbrido ou até voltar para um automóvel movido a combustão.
Entre os donos que possuem carros elétricos há mais tempo e estão habituados a eles, 38% estão dispostos a fazer a troca por um híbrido e 19% estão abertos a um híbrido ou a combustão.
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Motivos do ‘arrependimento’
Os participantes apontaram a infraestrutura pública de carregamento insuficiente como o principal motivo para a “rejeição” dos carros elétricos. Também foram citados os altos custos de propriedade e a autonomia, sobretudo em viagens de longa distância.
Brent Gruber, diretor-executivo para carros elétricos na J.D. Power, explica que a insatisfação do público cresce junto com a eletrificação porque o mercado não se preparou melhor para atender às demandas dessas pessoas.
“O aumento no mercado de veículos novos, refletido pela quantidade de novos modelos, é um passo notável na transição para a eletrificação. No entanto, o declínio na satisfação com a disponibilidade de carregamento público deve servir de alerta, pois a preocupação com o acesso à cobrança pública é uma das principais razões pelas quais muitos compradores rejeitam atualmente carros elétricos”, afirma.
O Programa Nacional de Infraestrutura de Veículos Elétricos dos EUA tem mais de dois anos, mas somente oito estações de carregamento foram instaladas nesse período. Em contrapartida, os postos de combustíveis fósseis estão amplamente disponíveis em todo o país.