5 carros chineses lançados no Brasil que são ciladas da pior espécie
Antiga geração de carros chineses estava bem longe de entregar a qualidade que modelos mais recentes oferecem.
Houve um tempo em que os carros chineses eram sinônimos de má qualidade e dinheiro jogado fora. Hoje, as marcas da China entregam qualidade, números de performance surpreendentes e até equipamentos tecnológicos dificilmente vistos em modelos de outras montadoras.
Como nem só de automóveis novos vive o mercado, os antigos chineses que passaram de aposta para cilada continuam circulando por aí após muitos compradores terem se rendido aos preços agressivos daquela época.
Resultado? A maioria se deu mal e acabou com um produto malquisto na garagem.
Lifan 320, campeão em cilada. (Foto: Divulgação/Lifan)
5 carros da China que são cilada
Mais de dez anos depois dessa investida falha dos chineses no Brasil, é bom lembrar os modelos cuja compra não é nada recomendada para quem evita dor de cabeça. Confira 5 carros chineses para passar longe:
1. Lifan
O motorista que teve o desprazer de comprar um Lifan 320, 530 ou X60 precisou lidar com outro problema além da baixa qualidade: a falta de representantes e sucessores no Brasil.
A montadora ficou poucos anos por aqui e logo assumiu o fracasso, deixando os compradores órfãos.
2. Chery
Quem vê a fila de espera do Caoa Chery Tiggo 7 não sabe o que passaram os donos dos primeiros modelos Celer, Cielo, Face, QQ, S18 e Tiggo.
Apesar da boa lista de equipamentos, eles tinham acabamento interno, estofado e peças de baixa qualidade, deixando um gosto amargo de carro feito para durar pouco.
3. JAC
Mais um nome que não é mais sinônimo de lixo no nosso mercado, a veterana JAC chegou por aqui com os decepcionantes J2, J3, J5 e J6. É raro encontrar um desses elétricos por aí, para a sorte dos desavisados que ficam de olho nos classificados.
4. Geely
A rápida incursão da dona da Volvo no mercado brasileiro foi um fracasso total, por falta de um termo mais polido. Quem comprou seu primeiro e único carro, o EC7, ficou sem ter para onde correr quando ele virou um mico e começou a afugentar compradores.
5. Effa
Pioneira entre as chinesas que vieram ao país, a Effa ganhou fama justamente pela baixa qualidade dos seus produtos, incluindo o M100.
Para quem não tem nenhum amor-próprio e topo pagar alguma coisa nele, as unidades que ainda estão à venda estão na faixa dos R$ 10 mil.