Haja fôlego! Nova bateria da Geely para carros elétricos faz até 1 milhão de km
Empresa chinesa dona da Volvo desenvolve baterias com tecnologia que promete ter um ciclo de vida de até 3.500 cargas.
A montadora de automóveis Geely, dona da marca Volvo, anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que pode revolucionar as baterias de carros elétricos. A novidade é mais compacta, durável, eficiente em baixas temperaturas e segura contra incêndios, além de ter um ciclo de cargas maior se comparadas às baterias atuais.
O produto é composto de lítio ferro-fosfato, seguindo o exemplo da Blade da BYD. Ele também é construído em lâminas, mas a empresa criou um diafragma melhorado que otimiza a densidade energética e a segurança.
A nova bateria da Geely para carros elétricos também reduz as reações químicas em seu interior usando material do eletrodo dopado com diversos elementos. Segundo a montadora, essa é a explicação por trás da durabilidade do produto, uma vez que essas reações são as principais vilãs dos componentes atuais.
Foto: Divulgação/Geely
Ciclo de vida impressionante
Seu ciclo de vida dura impressionantes 3.500 cargas, ou cerca de 1 milhão de quilômetros rodados. A marca explica que essa característica pode aumentar a durabilidade dos veículos e reduzir sua desvalorização no mercado de usados.
Os dados também mostram que o tempo de recarga ficou menor. A bateria da empresa chinesa pode ser recarregada de 10 a 80% em 17 minutos e 4 segundos em um dispositivo de carga rápida, contra 26 minutos exigidos pela Blade tradicional. O pacote é compacto e melhora o aproveitamento de espaço no veículo, que pode receber mais células.
Testes realizados com o componente comprovam sua segurança: ele foi furado com oito pregos de 5 mm, atingido com um projétil de 5,8 mm e amassado por um rolo-compressor de 26 toneladas, além de aquecido a uma temperatura de 1.000°C. As baterias sobreviveram a todas as provações.
A Geely ainda não informou quando as novas baterias equiparão seus carros elétricos, nem tampouco confirmou uma data para o início da produção da novidade.