Montadoras "relançam" motos que foram ícones no passado

Marcas como Honda e Yamaha revivem modelos de décadas passadas que fizeram sucesso no segmento de duas rodas.

Dois dos principais lançamentos recentes do segmento de motocicletas no Brasil têm uma peculiaridade em comum: são modelos que fizeram bastante sucesso nas décadas passadas. A Honda Tornado e a Yamaha Ténére saíram de linha há alguns anos, mas agora retornam ao mercado cheias de novidades.

Pegando carona na tendência retrô que toma conta da indústria, as duas marcas se juntam à lista daquelas que decidiram ressuscitar veículos que venderam bem no passado. A própria Honda retomou a produção da Sahara no final de 2023, mas a nova versão da trail vendida nos anos 1990 ganhou um novo motor e design atualizado.

“Temos décadas de história no universo das duas rodas e modelos icônicos da Honda já fizeram parte da vida de muitos motociclistas. Ao apresentar novos modelos que resgatam esses nomes marcantes, a Honda destaca o seu protagonismo e traz uma combinação de inovação e nostalgia”, destaca o Gerente de Marketing e Relações Públicas da marca, Renato Cruz.

Além do uso dos mesmos nomes, os modelos mantêm características que levaram ao sucesso das motos originais.

“Os motociclistas que vivenciaram essa paixão nas décadas passadas resgatam os bons momentos, mas com um diferencial da grande evolução tecnológica que os modelos passaram”, completa Cruz.

A nova Sahara 300, por exemplo, continua com a proposta de entregar versatilidade para quem gosta de viajar. Porém, ao entrar no lugar da XRE 300, ela ganhou novo chassi e motor, freios ABS, iluminação de LED e outras tecnologias de segurança.

Clássicos retornam ao mercado

Honda Sahara 300 2024, a da esquerda, teve como inspiração a NX 350 Sahara. (Foto: Divulgação/Honda)

A tendência de trazer de volta modelos que foram clássicos outrora é uma tendência mundial da indústria. Por aqui, outra novidade nem tão nova assim é a Yamaha Ténéré, trail famosa nas décadas de 1980 e 1990 que estreia nas lojas brasileiras em 2025.

O modelo nomeado em homenagem ao deserto africano se aposentou em 2016, mas voltou em 2019 na Europa com o nome de Ténéré 700. Agora, a moto chega ao Brasil como novo motor bicilíndrico mais potente, mas mantendo a proposta original aventureira com fôlego para qualquer terreno.

Outra moto que deve aproveitar a tendência retrô é a Kawasaki Eliminator, custom que conquistou o público na segunda metade dos anos 1980. Antes uma esportiva de 900 cc, ela retorna como uma opção de entrada mais “tranquila”.

você pode gostar também