Segredo para economizar combustível está na forma como você dirige
Poucos percebem, mas alguns hábitos de direção podem estar te fazendo abastecer com mais frequência.
Os preços médios de etanol, gasolina e Gás Natural Veicular (GNV) ficaram mais caros no primeiro semestre de 2024, aponta pesquisa da empresa de mobilidade e gestão de frota Veloe. Esse é um grande sinal para o motorista de que ele precisa economizar combustível para não comprometer tanto as finanças.
A alta de até 8,7% nos preços dos combustíveis no primeiro semestre deste ano aumentam as preocupações de motoristas que precisam economizar. O problema é que muitos não têm a possibilidade ou não querem deixar o carro em casa, por isso, precisam encontrar outras soluções.
A boa notícia é que existem outras formas de reduzir o consumo de combustível que vão além de parar de usar o veículo ou realizar a manutenção em dia.
4 dicas de direção para economizar combustível
Alguns hábitos costumeiros que o motorista adota na direção são capazes de aumentar o gasto de gasolina, e embora a diferença não seja notada a curto prazo, uma hora a conta chega. A Renault calcula que o simples estilo de condução pode elevar o consumo em 10%.
Por isso, se você é um motorista que realiza a manutenção preventiva dentro dos prazos e cuida bem do carro, o jeito é incorporar alguns hábitos eficientes na hora de pegar o volante. Conheça algumas formas de poupar combustível apenas mudando a forma como você dirige:
1. Não acelere ou freie de forma brusca
Uma direção mais consciente é a melhor maneira de ver a diferença no bolso. Evite acelerações e frenagens mais bruscas, que aumentam o gasto de gasolina e contribuem com o desgaste dos componentes do veículo. A dica é rodar com suavidade e fugir de velocidades muito altas, neste caso para não elevar a resistência aerodinâmica.
2. Não desça na ‘banguela’
Um truque comum é dirigir o câmbio do veículo em ponto-morto nas descidas, prática conhecida como “banguela”. Ele não só é ineficiente para economizar combustível, mas também perigoso, uma vez que reduz a vida útil dos componentes do sistema de freios e aumenta o risco de acidentes.
Quando o carro não está com alguma marcha engatada, ele perde tração e escapa com mais facilidade nas curvas.
3. Tire o pé do pedal de embreagem
Deixar o pé “descansando” no pedal da embreagem para pisar mais rápido na próxima troca é uma verdadeira roubada que eleva a pressão sobre o item, aumentando o risco de superaquecimento do conjunto e o gasto de gasolina.
Se o pedal está ficando mais pesado e desgastado bem antes do momento da troca, provavelmente você tem esse hábito.
4. Evite carregar peso em excesso
O peso do veículo afeta diretamente a quantidade de força que o motor precisa fazer. Como o propulsor é alimentado por combustível, o excesso de carga influencia no consumo.
A recomendação é retirar do carro todos os itens desnecessários, inclusive os racks e bagageiros de teto quando não estiverem sendo usados.