'Tesla do Nordeste’, Voltz acumula dívida milionária e decepciona clientes

Crise financeira na startup pernambucana termina em pedido de recuperação judicial e compradores ficam sem motos.

A startup pernambucana Voltz Motors começou a ganhar destaque com suas motos elétricas em 2020 e logo recebeu o apelido de ‘Tesla do Nordeste’. Pouco tempo depois, ela atravessou uma forte crise financeira que levou a um pedido de recuperação judicial.

Com uma dívida acumulada de mais de R$ 300 milhões, a empresa não conseguiu atender aos pedidos dos clientes e muitos deles aguardam a entrega de suas motocicletas há mais de três anos.

O site Reclame Aqui e as redes sociais são os principais canais usados pelos compradores para fazer suas queixas e já reúnem quase 500 reclamações de atrasos na entrega. Felipe Chaves, empresário que adquiriu uma moto com velocidade máxima de 120 km/h e autonomia de até 180 km, é um deles.

“O prazo que me deram foi de 20 semanas, ou seja, março de 2022. Na data, me chamaram para quitar a moto, que, na época, custava R$ 20.490 e me disseram que a entrega seria em mais 10 semanas, no mês de junho. Paguei e fiquei aguardando, mas nunca recebi”, conta.

Outros ficaram cansados de esperar e entraram na Justiça para reaver os valores pagos, mas ainda não receberam o estorno.

“Foi feita a procura por bens no nome do Renato Villar [o fundador da Voltz] e nada foi encontrado”, conta Gustavo Thomé.

Mesmo com tanta insatisfação, a maioria dos clientes ainda está disposta a receber a moto caso seja produzida.

Foto: Reprodução

Voltz se pronuncia

A resposta da startup às queixas no site Reclame Aqui segue um modelo padrão:

“Prezado, [nome do cliente]. Esperamos que este comunicado o encontre bem! Gostaríamos de expressar nossas sinceras desculpas pela falha em comunicá-lo anteriormente sobre a situação do seu pedido. Reconhecemos que nossa falta de comunicação pode ter causado inconvenientes e frustrações”, começa o texto.

“Entendemos que essa situação pode causar preocupações, mas queremos assegurar que estamos trabalhando diligentemente para resolver os desafios enfrentados por nós. Estamos comprometidos em manter a transparência ao longo desse processo e forneceremos atualizações assim que houver desenvolvimentos significativos”, afirma nas réplicas.

Em 2022, em nota ao portal UOL, a marca afirmou que a fila de espera tinha 10 mil motos e que o atraso se deu em razão das paralisações impostas pela pandemia, mas prometeu resolver tudo até junho de 2023.

Sem novas informações claras aos clientes, os modelos foram retirados do site. O portal não exibe nenhum alerta sobre os problemas que a Voltz enfrenta, apenas indica que não há produtos disponíveis.

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