Nova marca chinesa desembarca no Brasil com 3 modelos eletrificados
Neta Auto está tem planos de iniciar a produção em território brasileiro em 2025 ou 2026.
O Brasil parece ter se tornado um paraíso para as marcas automotivas chinesas venderem seus carros eletrificados. Neste segundo semestre do ano, a mais nova montadora a desembarcar no país será a Neta Auto, que pertence ao grupo Hozon, uma empresa com apenas uma década de história.
A Neta deve disputar espaço com a BYD e planeja inaugurar sua própria fábrica no país entre 2025 e 2026, mas sua jogada inicial será o lançamento de três carros elétricos. Ela pretende ocupar a planta de Indaiatuba (SP) da Toyota, que encerrou suas atividades no local após quase 30 anos.
Com foco em se tornar uma marca global, a fabricante iniciou sua operação na Tailândia e quer expandir a produção de veículos pela Ásia e outras partes do mundo. O Brasil é o país escolhido para encabeçar a investida na América do Sul.
Foto: Neta/Divulgação
Primeiros carros da Neta
Os carros da Neta são elétricos de autonomia estendida (EREV), nos quais o motor a combustão atua apenas como gerador para ampliar a autonomia caso a carga das baterias chegue ao fim. Já os motores elétricos ficam responsáveis pela tração das rodas.
A montadora, que atualmente produz sete modelos de veículos, ainda não confirmou quais deles vão estrear por aqui. Apesar disso, tudo indica que um deles será o Neta Aya, um SUV compacto com autonomia de 400 km no ciclo chinês e potencial para concorrer com elétricos de entrada como BYD Dolphin.
Outra aposta é o Neta GT, um cupê esportivo que acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e tem visual que remete ao Chevrolet Corvette. O modelo entrega impressionantes 462 cv de potência na versão com tração integral e 231 cv na variante com tração traseira.
O terceiro escolhido provavelmente é o Neta L, um novo SUV com porte de Toyota Corolla Cross, tracionado por um motor elétrico. Ele também tem um motor a gasolina na dianteira que atua como gerador para alimentar a bateria, não sendo necessário recarregar o carro em tomadas.