Óleo de coco com vinagre remove arranhões da lataria? Veja se isso funciona ou não
Técnica que viralizou na internet consiste em passar um pouco da mistura no carro para remover riscos na pintura.
Todos os dias, surgem nas redes sociais novas receitas e truques para facilitar a limpeza de carros, desamassar lataria e até remover riscos na pintura. O vídeo mais recente que viralizou nas redes sociais mostra uma mistura milagrosa que pode dar um sumiço naqueles temidos arranhões no veículo.
A técnica caseira consiste em misturar um pouco de óleo de coco com vinagre branco e passar na lataria para deixar a tinta como se fosse nova de novo. Diversas pessoas testaram a mistura e gostaram dos resultados, mas os especialistas alertam para o risco de danos.
Foto: Shutterstock
Solução ‘mágica’ contra arranhões funciona?
A mistura que ganhou o coração dos adeptos do “faça você mesmo” parece uma ideia bem interessante e acessível, mas não é tão indicada assim. Ricardo Vettorazzi, gerente técnico do laboratório de repintura automotiva da PPG, explica que a técnica até funciona no curto prazo, mas pode danificar a cor do carro com o passar do tempo.
“Aplicar essa mistura incorretamente pode piorar a situação da pintura. O óleo de coco, mesmo em áreas restritas do risco, pode danificar seriamente a camada de verniz e até mesmo agredir a tinta, que fica por baixo do verniz”, explica.
Segundo ele, os proprietários precisam ser mais cautelosos com “soluções ‘milagrosas’ para reparos automotivos que surgem nas redes sociais”.
A recomendação de Vettorazzi para quem deseja conservar a pintura do automóvel é apostar em produtos testados e seguros, como a massa de polir MP02. O especialista também sugere que o motorista consulte um profissional antes de tentar aplicar qualquer solução caseira.
Além disso, os riscos mais profundos na carroceria podem exigir a atenção de profissionais das áreas de funilaria e pintura. Ao tentar uma receita sem comprovação, o dono pode causar danos ainda maiores e acabar gastando mais dinheiro com o reparo no futuro.