Sem serventia: 4 tecnologias inúteis que surgiram em carros modernos
Alguns itens e recursos oferecidos em diversos veículos podem até chamar a atenção, mas não fazem muita diferença.
Desde a chegada das montadoras chinesas de carros elétricos ao Brasil, os compradores começaram a olhar com mais atenção a lista de itens de série dos modelos. Essas marcas oferecem uma ampla seleção das mais modernas tecnologias, mas a verdade é que muitas delas são pouquíssimo úteis.
É óbvio que a modernização de sistemas por si só não é algo sem serventia, mas certos recursos adotados pelas montadoras dificultaram a vida do motorista e só estão lá para agregar preço. Essas novidades, na maioria das vezes, servem apenas para capturar o olhar do cliente sem oferecer muitos benefícios.
Espelho com câmera da Audi tem basicamente a mesma função que o retrovisor normal. (Foto: Divulgação/Audi)
Tecnologias pouco úteis em carros
Aqui ou ali, os automóveis sempre tiveram elementos sem real utilidade, mas a diferença agora é que eles são principalmente eletrônicos. Confira algumas novidades que estão nos veículos novos, mas não farão falta se deixarem de existir:
1. Painel digital enxuto
Relevante para o motorista, o painel digital também é um componente mais barato para a montadora. O problema é que a simplificação foi longe demais, e em carros como Citroën C3 Aircross e Peugeot 208, ele informa apenas o consumo e tem dois hodômetros parciais. Isso é pouco, principalmente porque existem opções analógicas que fornecem muito mais detalhes.
2. Excesso de comandos em telas
O ponto aqui não é criminalizar a central multimídia no painel, mas certas coisas não precisavam estar em telas. Controlar o som por meio de uma tela é bem útil, mas ter que ficar procurando a opção certa para ligar o ar-condicionado e outros recursos usados com mais frequência é um inconveniente.
A digitalização em excesso faz o motorista sentir falta do botão físico, sem deixar de falar no perigo de ficar vários segundos olhando para uma tela enquanto procura a função desejada.
3. Tela giratória
A tela giratória comum em carros da BYD reforça a imagem tecnológica da marca, mas é praticamente inútil no dia a dia. Depois de brincar um pouco e se impressionar com o equipamento, a realidade é que ele permanecerá na posição tradicional horizontal pela maior parte do tempo.
4. Maçaneta eletrônica
Foto: Shutterstock
Muitos carros disseram adeus à maçaneta simples de puxar para incorporar um sistema mais complexo e motorizado. Sob o pretexto de melhorar a aerodinâmica, alguns utilizam botões e outros usam objetos motorizados embutidos na carroceria, que só aparecem quando o motorista chega perto com a chave eletrônica.
Em países onde a temperatura é muito baixa, o gelo que se forma após nevascas pode impedir a saída da maçaneta, sobrando para o proprietário “descongelar” o carro para poder entrar nele.