Mais um sedã querido pelos brasileiros deixará de ser fabricado em 2025
Modelo lançado no mercado nacional em 2011 deve deixar as linhas de produção após mais de uma década de história.
O reinado dos SUVs e das picapes ganha cada vez mais força em detrimento dos sedãs, carroceria que já foi uma febre mundial, mas hoje está esquecida. Atualmente, o consumidor brasileiro que deseja um três-volumes tem poucas opções no mercado e precisa procurar bem.
Esse leque ficará ainda mais limitado a partir do próximo ano, pelo menos ao que tudo indica. A imprensa dos Estados Unidos anunciou que o Nissan Versa deixará as linhas de produção da marca em 2025, no que pode ser seu adeus definitivo.
Fabricado em Aguascalientes, no México, o modelo sai de lá para abastecer os países dos três continentes americanos, inclusive o Brasil. Se a decisão da montadora for confirmada, podemos esperar o fim das vendas do carro por aqui a partir do próximo ano.
Foto: Divulgação/Nissan
Baixo volume de vendas
O Nissan Versa totalizou 17.812 unidades emplacadas nos EUA no primeiro trimestre deste ano, volume bem baixo para o mercado norte-americano. A justificativa da marca para encerrar a produção do sedã seria justamente as vendas abaixo do esperado.
A notícia do encerramento da produção do carro foi divulgada em primeira mão pela agência Automotive News e repercutiu bastante na imprensa. Em resposta à informação, um porta-voz da montadora japonesa disse que os sedãs seguirão importantes na estratégia de produtos da companhia.
Parece um pouco difícil de acreditar na declaração, uma vez que os boatos também dão conta de que a marca pretende tirar o Altima de linha. As vendas do modelo até foram melhores que as do Versa na primeira metade do ano, mas o total de 59.895 exemplares vendidos ainda é considerado fraco para aquele país.
O Altima está fora de linha no mercado local há alguns bons anos, mas segue disponível nos EUA e ainda se apoia na possibilidade de ganhar uma nova geração.
Se as notícias se confirmarem, o Nissan Versa sairá de linha sem deixar um sucessor na mesma faixa de preço para os norte-americanos, já que é o carro mais barato daquele país e custa a partir de US$ 17.245 (cerca de R$ 94 mil na conversão direta). Além disso, o único sedã sobrevivente na gama da marca por aqui será o Sentra, que já teve uma nova geração anunciada.