Moto de R$ 4,5 mil poderá ser ‘pedra no sapato’ da Honda e Yamaha no Brasil
Domínio das duas japonesas no mercado nacional de motocicletas estaria ameaçado pela chegada de uma nova marca?
A chegada de uma nova montadora de motocicletas ao Brasil promete sacudir o mercado dominado por Honda e Yamaha. Gigante indiana do segmento de duas rodas, a Bajaj Auto acaba de inaugurar sua primeira fábrica fora da Índia no Polo Industrial de Manaus, no Amazonas.
A unidade fabril tem capacidade de produção de 20 mil veículos por ano e deve começar a operar no segundo semestre. O plano é conquistar os clientes brasileiros com modelos de alta eficiência, mas ainda assim acessíveis.
Até a instalação da planta, as motos da Bajaj vendidas no país eram montadas pela Dafra em regime CKD (Complete Knock Down). Agora, os produtos serão feitos na fábrica própria da empresa indiana, que atualmente conta com 150 funcionários.
Segundo a empresa, a escolha do Brasil como local de sua primeira fábrica fora da Índia é uma estratégia baseada no aumento das vendas de motos no país, que foi de 21,07% no primeiro trimestre de 2024.
A frota nacional de duas rodas ultrapassa 33 milhões de veículos e continua crescendo de forma acelerada na esteira dos serviços de delivery.
Foto: Reprodução/Bajaj
Produtos da Bajaj Auto
Por aqui, a marca oferece os modelos Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. A última é a mais vendida no nosso mercado e foi escolhida como a primeira a ser montada na nova planta em Manaus.
A Bajaj encerrou o primeiro semestre de 2024 com 3.617 motocicletas vendidas, um crescimento superior a 140% em relação ao mesmo período de 2023 e de 46% ante o segundo semestre do ano passado.
Para comemorar o sucesso, a montadora confirmou a estreia de um quarto modelo no catálogo nacional, a Dominar 250, equipada com motor monocilíndrico de 248,8 cm3, que gera até 27 cv de potência a 8.500 rpm e 2,4 kgfm de torque a 6.500 rpm. O câmbio é mecânico de seis velocidades.
Outro atrativo da marca que seria bem interessante no Brasil é a Bajaj Platina 110, vendida no mercado indiano por 72.224 rúpias, ou cerca de R$ 4.545. A moto tem motor monocilíndrico arrefecido a ar com 115,5 cm3, capaz de entregar 8,7 cv de potência a 7.000 rpm e 0,98 kgfm de torque a 5.000 rpm, aliado a um câmbio de 5 marchas.
Mesmo sendo tão barata, ela entrega freio a disco com ABS na roda dianteira, catalizador, marcador de combustível e indicador de marcha. O lançamento do modelo no mercado brasileiro não foi confirmado, mas não custa acreditar.