Afinal, pode ou não deixar a marcha engatada ao estacionar? É seguro?
Parar o veículo em uma via íngreme e deixar a marcha engatada é um hábito comum entre muitos motoristas com carro manual.
Cada motorista tem hábitos específicos e comportamentos que são só seus, mas algumas práticas são compartilhadas por muita gente, ainda que não sejam as mais recomendadas. Uma delas é estacionar o carro com câmbio manual em uma via íngreme e deixar a marcha engatada.
Os especialistas alertam que esse costume não é a melhor opção para o motorista e deve ser evitado a todo custo. Segundo Marcelo Ramaciotti, dono do centro automotivo Garage 77, são muitos os proprietários que procuram os serviços em sua oficina após terem problemas causados por essa atitude.
Ele explica que se um veículo estiver estacionado com a marcha engatada e outro simplesmente encostar nele, o primeiro se moverá alguns poucos centímetros. Isso é prejudicial porque o sistema de transmissão pode quebrar e resultar em um belo prejuízo financeiro com a reparação.
Foto: Shutterstock
Qual o jeito certo de estacionar em ladeiras?
A forma correta de evitar que o carro precise ficar com a marcha engatada após estacionado é realizar a manutenção periódica do freio de estacionamento, mais conhecido como freio de mão. Essa peça é a que realmente tem a função de ‘segurar’ o veículo em todas as situações.
O componente é extremamente útil em diversas situações para os condutores com menos prática em automóveis com câmbio manual. Por isso, o especialista destaca que ele deve ser usado em qualquer situação.
O freio de mão tem essa função de manter o carro parado desde sua concepção e não provoca danos graves ao veículo no caso de uma encostada na dianteira ou na traseira.
Quando o veículo precisa ficar com a marcha engatada enquanto está estacionado, é hora de fazer a revisão da peça.
“O ideal é você ter o freio sempre com a manutenção em dia para não precisar fazer isso em nenhum momento”, finaliza o especialista.
*Com informações do Auto Esporte.