NASA já escolheu os veículos que serão usados para explorar a Lua; veja foto
Três empresas foram escolhidas para produzir os veículos de terreno lunar que serão utilizados na missão Artemis V.
A NASA (Agência Espacial Norte-americana) levou o homem à Lua pela primeira vez em 1972, quando os astronautas responsáveis pela missão dirigiram o Lunar Roving Vehicle, um ‘buggy lunar’ elétrico semelhante a cadeiras de praia amarradas ao chassi de um quadriciclo.
No próximo pouso, o carro usado pelos cientistas será bem diferente do primeiro.
No início de julho, a agência anunciou as três empresas escolhidas para produzir os veículos de terreno lunar que serão utilizados na missão Artemis V. Cada uma delas, Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab, apresentou um conceito de design diferente.
O que todos os novos veículos lunares têm em comum é que parecem algo saído de uma obra de ficção científica. Os modelos serão usados para explorar a Lua, colher amostras e transportar materiais, dentre outras funções necessárias para pesquisas científicas.
A compra será feita pela NASA por meio de um contrato de serviços que estabelece um orçamento máximo de US$ 4,6 bilhões (aproximadamente R$ 23 bilhões). Já as entregas serão definidas nos próximos anos, até 2039.
Foto: Divulgação/NASA
Novos veículos lunares da NASA
A Intuitive Machines criou o Moon RACER (Reusable Autonomous Crewed Exploration Rover), um produto com cara de 4×4 feito para rodar em dunas de areia.
Já a Lunar Outpost optou por um visual mais robusto e uma cabine de comando avançada no seu Lunar Dawn LTV.
Por fim, o modelo projetado pela Venturi Astrolab é o FLEX, menor que os outros dois e com espaço para contêineres de armazenamento para coletar amostras lunares.
Segundo Jacob Bleacher, cientista-chefe de exploração na Diretoria de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da NASA, os astronautas usarão o veículo “para viajar a locais que, de outra forma, não conseguiríamos alcançar a pé, aumentando nossa capacidade de explorar e fazer novas descobertas científicas”.
Os projetos entrarão em uma etapa de estudo por um ano para atender aos requisitos da agência. Após prontos, os veículos lunares serão operados de forma remota e ficarão disponíveis para atividades comerciais tocadas pelos fornecedores quando não houver demanda da NASA.