Queridinho da Toyota é o veículo nº 1 em rentabilidade entre os usados; veja o 2º e 3º lugares
Giro de estoque médio do modelo é de apenas 28 dias, segundo levantamento mensal da plataforma Auto Avaliar.
A rentabilidade do mercado de carros usados bateu recorde em junho, e quem liderou foi o Toyota Yaris Hatch, segundo mostra uma pesquisa. Após ficar em segunda colocação em maio, quando foi ultrapassado pelo Fiat Cronos, o modelo alcançou preço médio de R$ 85 mil, giro médio de 28 dias e margem de 11,3%.
O segundo colocado da lista é o Hyundai Creta, com média de preço de R$ 106 mil, giro médio de 30 dias e margem de 10,3%. O pódio do ranking se fecha com o Nissan Kicks, com valor médio de R$ 96 mil, além de giro médio e margem iguais aos do Creta.
Campeão de rentabilidade em maio, o Fiat Cronos recuou da primeira para a quarta posição no mês passado. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados da Auto Avaliar (PVU), que ilustra o momento positivo vivido pelo segmento.
Segundo a Anfavea, 958 mil carros e comerciais leves usados foram comercializados em junho, alta de 11% ante o mesmo mês do ano anterior e 9% na comparação com maio de 2024.
Toyota Yaris Hatch (Foto: Divulgação/Toyota)
Rentabilidade dos usados aumenta
No estudo da Auto Avaliar, foram consultadas 2.707 concessionárias de 23 marcas diferentes. O ticket médio de venda dos carros usados no país chegou a R$ 81.908 em junho, resultado mais expressivo desde julho de 2022, quando foi de R$ 82.041.
Já o giro do estoque caiu para 35 dias, e a margem bruta segue estável em 10,8%. Em junho de 2023, a margem bruta era de 10,6%, e o giro do estoque, de 48 dias.
“O que estamos presenciando é uma dinâmica aquecida de mercado, que apresenta rápido giro de estoque, manutenção da boa margem média bruta e ticket médio crescente”, explica Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
A pesquisa também mostra que a Citroën foi a rede de concessionárias com a maior taxa de conversão, com 22% de avaliação versus captação.
Também se destacaram Fiat e Chevrolet (21%), Jeep (20%), Hyundai e Nissan (19%). Por outro lado, as marcas com menor conversão foram Caoa Chery (7%), Toyota (11%) e Ford (12%).