Há algumas décadas, carros de luxo não podiam sair de fábrica sem limpador de faróis
Automóveis produzidos na Europa entre os anos de 1970 e 1980 eram equipados com esse item curioso e bastante útil.
Qualquer motorista sabe o que é um limpador de para-brisas, item especialmente importante para garantir a visibilidade adequada da pista nos dias de chuva. Existe um dispositivo bem menos conhecido que, no passado, tinha a função de melhorar a iluminação do automóvel, o limpador de faróis.
Os limpadores de faróis eram presença garantida nos carros de luxo fabricados na Europa nos anos 1970 e 1980. Seu objetivo era garantir a correta iluminação da via pelo componente óptico em qualquer condição climática.
Diversas montadoras famosas incorporaram o equipamento em seus veículos, como Jaguar, Mercedes-Benz e BMW. Hoje, ele está presente apenas nos modelos equipados com faróis de xenônio com fluxo luminoso acima de 2.000 lúmens.
Carros com limpador de faróis
A primeira marca a apresentar a novidade foi a sueca Saab, ainda em 1970. O modelo 99 tinha o item embutido na grade e uma haste que empurrava o limpador na horizontal, a partir da lateral do farol, que também esguichava.
Em 1974, a Volvo também incorporou os limpadores de faróis, mas o sistema era mais simples e a haste ultrapassava a altura da lente. Aliás, a fabricante foi uma das últimas a abandonar o recurso, que permaneceu como opcional do S60 até 2006 sob a justificativa de ótimo funcionamento.
Pouco antes dessa época, a Datsun apresentou um conceito curioso no compacto 100A, cujo limpador tinha um eixo centralizado no farol e a palheta girava 360º para fazer a limpeza.
Outra solução que vale a pena ser mencionada é a do Mercedes-Benz Classe E geração W124, que era bem parecida com os limpadores de para-brisa e atuava em arcos de 150º.
Mercedes-Benz Classe E geração W124 (Foto: Divulgação)
Já a BMW escolheu usar apenas um comando para ativar as duas hastes em formato “V” ao mesmo tempo e mover as palhetas flexíveis.
Não podem ficar fora da lista o russo Lada Laika e o polonês FSO POLSKi, que tinham função 360º; e a Range Rover, que só aposentou os limpadores na L322. Também vale a menção honrosa aos bons projetos de Jaguar XJ-S e Renault Fuego.