Lembra deles? 5 carros esquecidos dos anos 80 que NÃO deixam saudade
Automóveis que tiveram uma vida breve curta ou polêmica são lembrados por poucos motoristas que viveram na década de 1980.
A década de 1980 para muitas pessoas parece que foi ontem, mas são mais de 40 anos separando os dias de hoje dos primeiros anos desse importante período histórico. Enquanto o Brasil se preparava para criar uma nova Constituição Federal, as montadoras lançaram diversos carros icônicos.
Muitos modelos que marcaram os anos 80 continuam sendo lembrados com carinho pelos brasileiros, como Chevrolet Monza, Ford Escort XR3, Volkswagen Gol GTi e Chevrolet Opala Diplomata. Outros não fizeram o sucesso esperado ou nem mesmo foram lançados por aqui.
5 carros esquecidos da década de 1980
Para refrescar sua memória ou apresentar modelos dos quais você nunca ouviu falar, separamos cinco carros pouco lembrados vendidos nos anos 80. Confira a lista:
1. Ford EXP (1981)
Foto: Divulgação
Criado como uma alternativa mais esportiva ao Escort, o Ford EXP somou 225 mil unidades vendidas e uma história engraçada.
Quatro anos após seu lançamento, ele estava prestes a ser retirado de linha quando um grupo de trabalhadores o atualizou com peças do novo Escort. Esse monstro de Frankenstein foi aprovado para produção e seguiu vivo até 1987.
2. Cadillac Cimarron (1982)
Foto: Reprodução
O produto foi lançado em 1982 como uma tentativa da marca de evitar a perda de espaço no mercado para os concorrentes.
Usando a mesma base do Chevrolet Cavalier, ele vendeu cerca de 20 mil unidades até os compradores perceberem que estavam pagando mais caro por um carro que já existia.
3. Lincoln Continental Turbodiesel (1983)
Foto: Reprodução
Apesar de o Continental ser um dos automóveis mais famosos da marca, sua versão a diesel é pouquíssimo lembrada na história.
Ele era equipado com motor turbodiesel de 2,4 litros de seis cilindros em linha que gerava até 115 cv, mas foi mal recebido e descontinuado em 1985.
4. Volvo 780 (1985)
Foto: Reprodução
Em meados da década, a Volvo fechou acordo com a Bertone para produzir um cupê do 760, batizado de 780. O visual exótico com linhas claramente esportivas rendeu a ele 8.518 unidades vendidas, embora alguns afirmem que o volume chega a 10 mil.
Seja como for, ele saiu de linha após a chegada da primeira geração do C70.
5. Suzuki Samurai (1986)
Foto: Reprodução
O Samurai foi desenvolvido como uma alternativa mais barata ao Jeep Wrangler para atrair os jovens, mas ficou conhecido como um carro instável.
Até decidir tirar o modelo de linha, a marca vendeu 200 mil exemplares e ainda abriu um processo contra a revista que espalhou a má fama.