BYD King não faz 44 km/l! Entenda a confusão com os dados do Inmetro
Técnica do Inmetro para medir o consumo dos veículos vendidos no país causa confusão e interpretações incorretas.
A nova tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) foi divulgada pelo Inmetro com informações sobre o consumo e a eficiência energética dos carros vendidos no mercado nacional. Logo depois, informações equivocadas a respeito do BYD King causaram uma grande confusão.
O levantamento indica que a versão topo de linha do sedã médio, equipada com bateria de 18,3 kWh, roda até 44,2 km/l na cidade e 36,7 km/l na estrada. Já a configuração mais básica, com células de 8,3 kWh, faz até 43,3 km/l e 32,7 km/l, na mesma ordem.
Os números deixaram muita gente de queixo caído, pelo menos até perceberem outros dados indicados logo ao lado. Essa segunda informação indica consumo de 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada para a variante de entrada ou 16,8 km/l e 14,7 km/l, respectivamente, para a mais completa. Ou seja: marcas bem mais normais.
Mas e aí, qual é o consumo oficial do BYD King?
Sistema de medição do Inmetro
O alvoroço está relacionado ao método usado pelo Inmetro para elaborar o PBEV. Segundo Victor Simão, coordenador do programa de etiquetagem, a medição dos carros híbridos plug-in segue uma norma específica que prevê testes em condições diferentes.
Esse ensaio começa com a bateria do veículo totalmente carregada e só termina quando a carga chega ao fim. A ideia é medir a autonomia elétrica total do modelo e o consumo energético em modo 100% elétrico, mensurado em kWh/km.
“Como a medida kWh/km não é comumente usada, fazemos a conversão para MJ/km [megajoule por quilômetro] e, em seguida, estabelecemos uma equivalência para km/l para haver comparabilidade”, detalha.
Em resumo, o valor é convertido para permitir uma comparação do desempenho de modelos movidos a outras fontes de energia, ou seja, sua eficiência energética no aproveitamento das baterias.
Consumo do BYD King
Sabendo como funciona o programa do Inmetro, podemos dizer que o consumo do BYD King é de 14,3 km/l. Já a marca de 44,2 km/l se refere ao alcance do veículo usando apenas o motor elétrico.
A avaliação do consumo é feita a partir do desempenho do motor a combustão, após o órgão reduzir ao máximo ou até desligar a recuperação de energia da bateria em frenagens e desacelerações. Esse teste, sim, consegue avaliar quanto o carro gasta de combustível (gasolina, etanol ou diesel) para rodar com a bateria totalmente descarregada.
Também vale pontuar que o PBEV é produzido a partir do cenário mais otimista e do mais pessimista para carros híbridos plug-in. No primeiro, eles usam apenas o modo elétrico e não consomem nada de combustível, enquanto no segundo, atuam apenas com o motor a combustão.
Nenhuma dessas fórmulas mede com precisão as condições ideais de utilização desse tipo de motorização, já que não apura o consumo no modo híbrido.