MELHOR forma de subir ladeira com carro é revelada: veja 5 dicas
Motorista com dificuldades para subir ladeiras com o veículo vai aprender de vez a manobra para tirar de letra na próxima.
Os motoristas iniciantes costumam ter dificuldades para subir ladeiras com o carro, mas sabem que não dá para fugir da manobra se quiserem dirigir sem restrição de rotas. O problema é tão grande que, além de reprovar muitas pessoas nos testes para habilitação, perdura ao longo da vida até dos condutores mais experientes.
Para acabar com essa ansiedade e os perrengues gerados por ela, o jeito é aprender a subir as vias mais íngremes da maneira correta. No texto de hoje, vamos ensinar a você a marcha certa para usar em um aclive e o passo a passo para chegar ao topo com mais facilidade.
Técnica para subir uma ladeira de carro
Foto: canadastock/Shutterstock
Quem tem medo das ruas inclinadas precisa saber que não está sozinho e que só é necessário ter confiança para superar esse temor. A seguir, confira instruções detalhadas de como subir um aclive com o seu automóvel.
1. Puxe o freio de mão
Especialmente nas ladeiras mais íngremes, o primeiro passo é parar o carro totalmente e puxar o freio de mão. Isso evita que o veículo ande para trás enquanto você retira o pé do freio para pisar no acelerador, ao mesmo tempo em que solta a embreagem.
Essa é uma estratégia indicada para quem está começando, mas é totalmente possível subir apenas com o freio normal.
2. Coloque a primeira marcha
A melhor marca para subir uma ladeira é a primeira, chamada de “marcha de força”, que dá ao veículo maior tração nas rodas do que velocidade. Caso o veículo já esteja em movimento ou a subida não seja tão inclinada, é possível usar a segunda. Porém, o ideal é engatar a primeira marcha.
3. Tire o pé da embreagem devagar
O controle de embreagem é indispensável na subida, portanto, não retire o pé de forma brusca. Pise no acelerador e retire o pé da embreagem simultaneamente, depois acelere um pouquinho e solte o freio de mão para garantir que o carro terá força para seguir.
Se soltar o pedal muito rápido, ele pode apagar.
4. Evite cantar pneu
Para não sair com o carro de uma vez e fazer a roda deslizar no mesmo lugar, o famoso “cantar pneu“, basta ter o controle da aceleração. Não pise no acelerador com muita força e mantenha os pneus em bom estado para evitar esse “mico”.
5. Treine muito
Ninguém nasce sabendo nada; por isso, é importante pegar o carro e treinar a subida até aprimorar suas habilidades no volante. Seguindo as dicas e praticando bastante, você certamente encontrará o jeito certo de tirar de letra as inclinações e ladeiras.