'Quem dá mais': carro de leilão vale a pena?
Automóveis vendidos em leilões podem sair por preços bem abaixo da média do mercado. Veja os riscos e benefícios.
Economizar é a palavra-chave em tempos de preços nas alturas e inflação imprevisível, especialmente quando o assunto é comprar um carro. Muita gente que não tem condições de adquirir um veículo novo enxerga nos leilões uma oportunidade de pagar menos e se dar bem.
Essa modalidade de negociação consiste na venda de um lote (com um ou mais bens) para o comprador que faz a maior oferta, começando sempre com um lance mínimo. Basicamente, é uma disputa de “quem dá mais”.
O veículo é anunciado por um lance inicial, e os interessados vão oferecendo valores acima desse número estabelecido até que o prazo, determinado em edital, seja encerrado. Essa é a forma por meio da qual muitos conseguem bons negócios e adquirem produtos bem mais abaixo do que custam normalmente.
Carro de leilão vale a pena?
Foto: Dmitry Kalinovsky/Shutterstock
Para descobrir se comprar um automóvel leiloado é vantajoso, o motorista precisa considerar alguns riscos e benefícios. O primeiro risco é o valor de revenda reduzido, já que existe um “preconceito” comum no mercado em relação aos produtos que têm essa origem.
Outra questão é que a apólice de seguro pode ser mais cara ou até mesmo impossível de contratar, pois muitas seguradoras recusam veículos de leilão.
Isso acontece porque os bens oferecidos nessa modalidade têm como fonte a inadimplência, roubos ou furtos e acidentes. Como os modelos que se envolvem em acidentes geram uma indenização, é comum que as empresas não os aceitem ou apresentem diversas restrições a eles.
Também podemos citar, como desvantagens do carro de leilão, a falta de garantia do fabricante e eventuais problemas estruturais, especialmente se ele for fruto de acidente.
Já as vantagens são mais óbvias, com o preço reduzido em relação ao valor praticado pelas concessionárias e até em comparação a ofertas na internet. A grande oferta, a pronta entrega e a facilidade de adquirir os produtos pela internet também são benefícios de adquirir um automóvel nessa modalidade.
A recomendação ao comprador é sempre ler o edital do leilão para conhecer todos os detalhes do carro e saber seu histórico, como se há despesas atrasadas ou se ele esteve envolvido em algum acidente. Na hora de tomar uma decisão, é preciso pensar além da economia para evitar problemas no futuro.