Bateu o carro? Saiba o que fazer para minimizar o prejuízo após o ocorrido

Calma para lidar com a situação da maneira mais lógica possível é imprescindível para evitar mais prejuízos.

No trânsito caótico das cidades, até os motoristas mais experientes e atentos correm o risco de se envolver em colisões, as famosas batidas de carro. Essa é uma situação péssima à qual qualquer condutor está sujeito, então é melhor estar preparado para lidar com ela da melhor maneira possível.

A primeira coisa que a pessoa envolvida em uma batida deve ter em mente é a necessidade de minimizar os prejuízos. Seja lá quem for o culpado, agir de maneira correta deixa a situação mais favorável para todos.

Então, que tal se preparar para saber como lidar melhor e reduzir danos?

Como reduzir danos após uma batida de carro

Foto: William A. Morgan/Shutterstock

Xi, você bateu o carro. Se não houve feridos no acidente, nem sempre é necessário acionar a Polícia Militar, mas os mais prevenidos gostam de ter a garantia da presença das autoridades. Já quando há alguém machucado, é imprescindível solicitar socorro, prestar assistência e preservar o local do ocorrido.

A primeira coisa a se fazer após perceber que não há vítimas é retirar os veículos do local para evitar que prejudiquem a segurança ou a fluidez do trânsito. Bloquear a passagem é uma infração de trânsito média, punível com multa de R$ 130,16 e 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em seguida, é bom reunir provas do acidente, como fotos do carro e do local, contatos de testemunhas e até filmagens.

Tudo fica mais fácil quando as partes entram em um acordo, trocam contatos e acionam a seguradora de seus veículos. Apesar de a lei validar acordos verbais, pode ser bem difícil e custoso comprovar as promessas feitas sem testemunhas e no calor do momento.

Portanto, recomenda-se sempre fazer um boletim de ocorrência (BO), mesmo que as partes envolvidas entrem em acordo. O documento pode ser feito pela internet e também pode ser necessário para dar entrada no seguro.

Em todas as etapas do processo, o mais importante é manter a calma e evitar discussões acaloradas que possam se transformar em uma briga. Lembre-se de que a vida é mais importante do que qualquer bem material.

você pode gostar também