Truque da toalha úmida para carregar carros elétricos mais rápido funciona? Tesla adverte
Usuários de modelos a bateria utilizam toalhas úmidas para envolver o conector de Supercharger. Mas será que isso é seguro?
O tempo de espera pelo carregamento de carros elétricos é uma das principais desvantagens desses modelos, no ponto de vista de muitos compradores. Afinal, nem sempre é possível levar o veículo a um posto de recarga rápida para realizar o processo com mais rapidez.
É por isso que as montadoras se esforçam para criar conectores cada vez mais rápidos e acessíveis para os usuários, embora isso pareça insuficiente para algumas pessoas. Os carros da Tesla são o alvo de uma nova técnica envolvendo uma estação de Supercharger que viralizou na internet.
Alguns proprietários de carros da marca de Elon Musk encontraram uma forma de “enganar” o sistema em dias mais quentes para obter um pouco mais de energia.
Truque da toalha molhada para acelerar o carregamento
Foto: Sheila Fitzgerald/Shutterstock
A técnica que circula pela internet afirma que, se o motorista envolver o conector de Supercharger com uma toalha úmida, pode economizar alguns minutos com a recarga. O truque se tornou bastante popular em fóruns da Tesla, mas voltou a ganhar força com a chegada do verão no Hemisfério Norte.
Ele consiste em colocar um pedaço de pano úmido sobre a alça do cabo de carregamento para acelerar o carregamento dos carros elétricos. Isso acontece porque os cabos das estações Supercharger V2 mais antigas não possuem resfriamento ativo, então podem esquentar muito rapidamente e perder eficiência.
Por ficar protegido da luz do sol, o cabo se mantém em uma temperatura mais baixa, o que beneficia uma taxa de carregamento mais alta. Diversos proprietários contam que a experiência deu certo e um deles até relata que conseguiu aumentar a taxa de carregamento de 60 kW para 95 kW em um dia quente.
Existe algum risco?
Por envolver energia elétrica e umidade, o truque levanta muitas preocupações com a segurança dos proprietários que utilizam os carregadores. No entanto, o portal InsideEVs explica que ele não deve causar grandes problemas, porque o aparelho foi feito para funcionar até mesmo debaixo de chuva.
Se são capazes de operar em condições meteorológicas adversas, a lógica é que um pano úmido não poderia causar nenhum dano aos Superchargers da Tesla.
Também vale lembrar que os carros da marca monitoram a temperatura dos conectores de carregamento, então, mesmo que a alça do cabo seja “enganada” para acreditar que está mais fria, o veículo ainda saberá a verdade. A partir dessa informação, ele reduz o fluxo de corrente para manter a segurança do processo.