Stellantis construirá fábrica de baterias na América do Norte
Fábrica produzirá o equivalente a 40 GWh de baterias anualmente. Isso é relativamente modesto em comparação com as fábricas da Tesla.
Ao contrário da Europa, que está em marcha forçada em direção à eletricidade, os Estados Unidos estão mais tranquilos. Joe Biden anunciou no verão o plano de ter 50% dos veículos elétricos a partir de 2030. Uma meta menos ambiciosa que a de Bruxelas. Isso também se deve ao fato de que o governo americano é federal. Cada estado pode decidir sobre uma política mais rígida.
Seja como for, alguns grupos automotivos vão, como na Europa, tentar sair na frente e não esperar pelas restrições. É o caso da Stellantis, que acaba de anunciar a construção de uma grande fábrica de baterias na América do Norte, em colaboração com a LG Chem.
Ela verá a luz do dia em 2024 e produzirá o equivalente a 40 GWh de baterias anualmente. Isso é relativamente modesto em comparação com as capacidades das fábricas da Tesla. Com isso, a Stellantis espera alcançar mais de 40% dos veículos eletrificados até 2030.
Lembre-se que a LG Chem, especialista coreana em baterias, está atualmente presa em dois grandes recalls na Hyundai e na GM, clientes da empresa asiática.