Existe uma velocidade ideal para economizar gasolina?
Motoristas que querem economizar com o abastecimento precisam mudar a maneira como dirigem o carro.
Existem algumas formas mais óbvias de reduzir o consumo de combustível do carro, como realizar a manutenção preventiva nos prazos corretos e escolher um produto de qualidade na hora de abastecer. No entanto, a maneira como você dirige também pode aumentar o gasto de gasolina.
Segundo o Monitor de Preços de Combustíveis da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço médio da gasolina comum teve alta de 3,5% no mês de julho, para R$ 6,14 por litro. Esse é mais um argumento para quem pensa em começar a economizar.
Um dos fatores que influenciam no consumo é a forma como o motorista dirige seu veículo, embora poucos prestem atenção nisso. Se você está preocupado com essa despesa, é bom começar a pensar na velocidade com que trafega.
Velocidade ideal para economizar gasolina
Foto: Shutterstock
Evitar que o produto desapareça do tanque é uma missão que exige apenas mais atenção por parte do condutor, especialmente em relação ao que não se deve fazer no trânsito. Um dos principais pontos é manter-se dentro da velocidade recomendada para otimizar o consumo.
Segundo a Volkswagen, a velocidade ideal para reduzir o gasto de combustível está entre 50 km/h e 70 km/h. Desde que mantido constante, esse é o ritmo mais eficiente para economizar.
Já em trajetos mais longos, como viagens por estradas, a montadora recomenda uma velocidade constante de até 90 km/h.
Dicas que podem ser úteis
Outras práticas também podem ser úteis para poupar gasolina e evitar as constantes idas ao posto. No entanto, é preciso lembrar que o modelo e a marca do carro influenciam no consumo, assim como seu estado de conservação e eventuais falhas mecânicas.
Feito esse adendo, veja algumas recomendações do que não fazer se você quer poupar combustível:
- Acelerar de forma brusca a partir de uma paragem (alta de até 50% no consumo ante uma aceleração gradual).
- Deixar o motor ligado para aquecer por mais de um minuto (a cada 10 min, o carro consome 100 ml).
- Encher o porta-malas de itens desnecessários (o gasto aumenta 2% a cada 50 kg extras).
- Abusar do uso do ar-condicionado (uso excessivo aumenta em 10% a necessidade de combustível).