Como usar o ar-condicionado do carro sem gastar muita gasolina? Veja 5 dicas

Manter o clima agradável na cabine sem consumir tanto combustível é possível com algumas atitudes simples.

As ondas de calor estão cada vez mais frequentes no planeta e especialistas acreditam que essa tendência só deve piorar ao longo dos anos. Nos locais mais quentes, o uso do ar-condicionado é praticamente uma questão de sobrevivência para quem anda de carro.

Todo mundo sabe que o equipamento eleva o consumo de combustível, embora as tecnologias mais recentes tenham tornado os produtos cada vez mais eficientes. Mesmo assim, ninguém quer abrir mão de usufruir de um ambiente climatizado.

Considerando a importância do ar-condicionado para o conforto e até a saúde dos brasileiros nos períodos de maior calor, será que existe uma forma de reduzir o consumo de combustível mesmo deixando o aparelho ligado?

Para a alegria dos amantes de um carro fresquinho, a resposta é sim. Algumas estratégias simples são suficientes para reduzir o gasto de gasolina pelo aparelho.

5 dicas para reduzir os gastos com ar-condicionado

Foto: samoila ionut/Shutterstock

Saiba quais estratégias usar para gastar menos com a climatização da cabine do seu veículo:

1. Não ligue o ar com o carro quente

Se você entrou no carro e percebeu que o ambiente ainda está muito quente, abra as janelas e tente resfriar um pouco o local antes de acionar o aparelho.

Quanto mais quente está o espaço, mais trabalho o motor precisa fazer para alimentar o compressor e, consequentemente, mais gasolina o veículo gasta.

2. Faça a manutenção preventiva do ar-condicionado

Consulte o manual do proprietário para saber os prazos corretos da manutenção preventiva do ar-condicionado.

Nesse processo, o profissional verifica se está tudo certo e se existe a necessidade de troca de alguma peça, especialmente o filtro, o que pode fazer o motorista poupar bastante com consertos emergenciais no futuro.

3. Direcione as saídas para cima

Se você se lembra bem das aulas de física, o ar frio é mais denso e tem a tendência de descer. Portanto, direcionar as saídas de ar do ar-condicionado para cima otimiza seu trabalho e poupa combustível.

4. Evite a opção de recircular

O botão de recirculação de ar existe em todos os aparelhos, mas deve ser evitado para não sobrecarregar sua opção. O ideal é deixar mais ar fresco de fora entrar, esperar a temperatura interna esfriar completamente e, só depois, ativar a recirculação.

5. Feche as janelas do carro

A última dica parece bem óbvia, mas ainda há gente que usa o ar-condicionado com as janelas abertas. Esse hábito permite que o ar quente de fora penetre no interior do carro, o que faz o equipamento exigir mais do compressor para conseguir resfriar.

você pode gostar também