Quanto custaria um Corsa 1994 hoje? Fizemos as contas para você
Saiba qual seria o preço de um Corsa Wind 1994 nos dias de hoje, considerando a inflação acumulada.
O consumidor brasileiro tem pouquíssima esperança de voltar a um tempo em que o conceito de carro popular existia e tinha força. Em meados dos anos 1990, não era difícil para o motorista encontrar um veículo de entrada acessível com motor mais modesto e tributação reduzida.
Alguns desses automóveis partiam de R$ 8 mil, algo totalmente impensável para os dias de hoje, quando o modelo mais barato está na casa dos R$ 70 mil.
Naquela época, o Chevrolet Corsa 1.0 chegou ao mercado nacional para entrar para a história como um dos maiores sucessos comerciais do Brasil. Com sua carroceria arredondada, já atualizada em relação à primeira versão, ele já tinha quase uma década de mercado quando estreou por aqui.
Chevrolet Corsa Wind 1994
Em 1994, o Corsinha repaginado começou a ser vendido no mercado brasileiro com um motor 1.0 que gerava apenas 50 cavalos de potência, nada muito emocionante. O acabamento era simples, mas de qualidade, e a lista de equipamentos incluía injeção eletrônica, algo inédito entre os concorrentes.
Também faziam parte do pacote os retrovisores laterais com ajuste interno, para-brisa degradê, limpador e desembaçador traseiro. Se o comprador quisesse o conforto de um ar-condicionado para rodar nos dias mais quentes, poderia adquirir o equipamento como opcional.
Por outro lado, o Corsa 1994 se destacava quando o assunto era economia de combustível: sua média de consumo ficava por volta de 12,1 km/l na cidade e 14,9 km/l no ciclo estrada.
De forma geral, o projeto foi considerado um acerto e rapidamente levou o Chevrolet ao topo do ranking de mais vendidos no país.
Corsa Wind 1994 (Foto: Divulgação)
Quanto custaria um Corsa hoje?
Na época do lançamento, a versão de entrada Corsa Wind 1994 era vendida por menos de R$ 7,5 mil, valor equivalente a quase 107 salários mínimos daquele ano, que era de apenas R$ 70.
O cálculo para descobrir quanto o automóvel custaria hoje precisa incluir a inflação acumulada nos últimos 30 anos. Adicionando a variação inflacionária, o preço fica próximo a R$ 70 mil, ou cerca de 50 salários mínimos atuais (R$ 1.412). Ou seja, nada distante de um Fiat Mobi, o carro mais barato do Brasil hoje.
Essas contas servem apenas para matar a curiosidade, já que o mercado automotivo não funciona de maneira linear e o carro é muito ultrapassado para 2024. Para se ter ideia, um Corsa Wind 1994 vale R$ 7.391 na tabela Fipe, usada como referência em negociações de veículos usados e seminovos.