Nada de 4 argolas! Audi abandona tradicional logo em carros
Modelos desenvolvidos em parceria com a chinesa SAIC não terão o tradicional logotipo da marca alemã.
O logotipo é algo que identifica uma marca em qualquer lugar e de forma única, fazendo com que ela se destaque aos olhos do consumidor. Apesar dessa definição, muitas montadoras de veículos têm optado por trocar seus logos pelo próprio nome escrito no modelo.
Agora, parece que a Audi vai seguir por um caminho semelhante na China. Em parceria com a chinesa SAIC, a fabricante alemã prometeu produzir nove carros até 2023, mas nenhum deles terá seu tradicional símbolo das quatro argolas.
A motivação para essa decisão ainda segue desconhecida, mas muitos citam como possíveis motivos a vergonha dos modelos chineses e uma estratégia de fortalecimento no nome da marca frente às rivais.
Outra possibilidade levantada é a de os carros produzidos a partir da parceria serem muito diferentes do padrão Audi, portanto, não “mereceriam” levar o logo da empresa.
Em meio às especulações, a montadora afirmou que os próximos automóveis serão “verdadeiros Audi com o autêntico DNA da marca”.
Foto: Divulgação/Audi
Nomes dos próximos carros da Audi
O primeiro passo em direção à nova era será dado em novembro, com a revelação do conceito de uma série que abordará a história da fabricante do grupo Volkswagen. Esses modelos, aliás, podem nem adotar as nomenclaturas padrão vistas nos carros da empresa.
Atualmente, todos os SUVs da marca utilizam a sigla Q, enquanto os modelos com outras carrocerias adotam o A. Nos esportivos, a letra vira S, mas se é um SUV, entra uma letra a mais.
As versões mais potentes recebem a denominação RS e os utilitários esportivos são nomeados de RS Q, mais o nome.
Já o número que acompanha as letras informa o posicionamento do carro na linha: algarismo par identifica elétricos e ímpar indica motor a combustão. Esse padrão não é levado muito a sério na China, onde Q5 é elétrico e o Q6 é a combustão.