Em quais dias da semana os motoristas mais cometem infrações de trânsito?
Dados do Observatório Mobilidade Segura revelam o dia da semana em que mais multas são registradas pelas autoridades e fiscais de trânsito.
Será que existe um dia da semana em que os motoristas recebem mais multas? Dados do Observatório Mobilidade Segura, elaborado pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito do Município de São Paulo, apontam que sim, há um dia favorito para cometer infrações.
Em São Paulo, o dia com maior probabilidade de levar uma multa na cidade é terça-feira. A análise detalha as infrações cometidas no município paulista entre os meses de janeiro e abril de 2024.
Segundo a pesquisa, foram registradas 253.507 multas na terça-feira, cerca de 23 mil a mais do que no segundo dia com mais registros, que é a segunda-feira (230.620). A quarta-feira aparece em terceiro lugar para fechar o pódio com 223.097 infrações.
O dia da semana com menos trânsito é também aquele com menores chances de multas: foram 115.935 ocorrências no domingo.
Ainda de acordo com o levantamento, mais de 24% dos 10,3 milhões de veículos que circulam por São Paulo já receberam pelo menos uma multa. Na capital, a frota é composta por 67,4% de carros, 14,85% de motos, 14,08% de utilitários, 1,96% de caminhões e 0,57% de ônibus.
Foto: welcomeinside/Shutterstock
Reincidência e arrecadação com multas
Uma das grandes preocupações é o alto índice de reincidência, já que cerca de 43,56% dos motoristas multados já haviam cometido transgressões anteriormente. Dessas, 21,04% somavam ao menos duas infrações e cerca de 23% já acumulavam ao menos três este ano.
A infração mais cometida foi o excesso de velocidade (35,7% das ocorrências), seguida por avançar o semáforo vermelho (4,65%) e estacionar em local ou horário proibido (4,56%).
A Secretaria da Fazenda do Município informa que o excesso de multas responde por boa parte da arrecadação da Prefeitura de São Paulo. Até abril, foram arrecadados R$ 623.183.336,65 em penalidades pagas pelos motoristas que violaram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A pasta estima um ganho de quase R$ 1,9 bilhão com penalidades de trânsito no acumulado do ano, valor já previsto na Lei Orçamentária Anual do Município.